SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

LPWAN: o que é e onde é aplicado?

Imagem de uma mão, apontando para vários ícones digitais, representando o uso da LPWAN na internet das coisas.
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Já ouviu falar em LPWAN e as aplicações dessa tecnologia? Com ela, as comunicações sem fio de longa distância ocorrem com consumo energético mínimo, ideal para gestão de cidades inteligentes, monitoramento de recursos e rastreamento de ativos.

Entenda melhor o que é LPWAN, aplicações e as vantagens e as desvantagens.

Continue lendo e confira.

O que é LPWAN?

Low-power Wide-area Network (LPWAN) representa uma revolução nas telecomunicações para o Internet of Things (IoT) ou internet das coisas.

Essas redes são projetadas para conectar dispositivos IoT, como sensores de baixo consumo, em longas distâncias e com baixa taxa de bits.

Isso significa que dispositivos operados por bateria comunicam-se eficientemente sem a necessidade de recarga frequente, ideal para aplicações em que a energia é um recurso escasso.

Dispositivos IoT LPWAN

LoRa

Abreviação para Long Range, LoRa é uma tecnologia de comunicação sem fio projetada especificamente para o IoT de longo alcance, com baixo consumo de energia.

Por uma modulação de espectro espalhado, opera em longas distâncias, mantendo um consumo energético mínimo.

Narrowband Internet of Things (NB-IoT)

Outro dispositivo LPWAN é o NB-IoT, ou Internet das Coisas de Banda Estreita, padrão de tecnologia de comunicação celular que utiliza bandas de frequência estreitas para transmitir informações de dispositivos IoT.

Desenvolvido para permitir uma ampla cobertura de rede com inúmeros dispositivos conectados, é caracterizado pelo seu alto alcance de sinal e pela penetração de sinal em áreas internas, uma opção eficiente para monitoramento de utilidades e sensores ambientais que precisam de conexões periódicas à internet.

Long Term Evolution for Machines (LTE-M)

O LTE-M é uma tecnologia que integra o espectro de comunicações móveis para IoT, adaptada do padrão LTE, usado em smartphones. Vantajoso pela maior eficiência energética, melhor alcance de cobertura e suporte para dispositivos em movimento, é apropriado para muitas aplicações IoT que exigem mais velocidade de dados e latência mais baixa, em comparação ao NB-IoT, como rastreamento de veículos em tempo real e aplicações de voz.

Sigfox

Por fim, outro dispositivo LPWAN é o Sigfox, uma tecnologia de comunicação global dedicada ao IoT, que opera em uma faixa de radiofrequência livre de licença.

Destaca-se por proporcionar uma rede de cobertura ampla, com um consumo energético extremamente baixo, ideal para situações em que a transmissão de pequenas quantidades de dados é suficiente.

Onde o LPWAN é aplicado?

Após entender o que é e conhecer alguns dos principais tipos de dispositivos LPWAN, vamos conhecer sobre onde essa tecnologia costuma ser aplicada.

Monitoramento de ativos em áreas extensas, como agricultura inteligente, onde sensores fornecem dados cruciais sobre as condições do solo e clima, é uma aplicação típica de redes LPWAN.

É amplamente utilizada em cidades inteligentes no gerenciamento de iluminação pública e monitoramento de níveis de poluição.

Outro setor que se beneficia enormemente do LPWAN é o da logística, em que a rastreabilidade e monitoramento contínuo de veículos e cargas são intrínsecos.

Vantagens do LPWAN

Espectro de rádio gratuito

A LPWAN opera em frequências de rádio que não exigem licenciamento, o que representa uma vantagem econômica significativa.

Assim, dispositivos e aplicações se comunicam sem o pagamento de taxas de licença para o uso dos espectros de rádio, tornando a LPWAN uma opção atraente para uma variedade de soluções IoT em ambientes urbanos ou rurais.

Número limitado de gateways

A infraestrutura de rede LPWAN é caracterizada por requerer um número reduzido de gateways para cobrir grandes áreas. Essa capacidade de longo alcance, associada a uma penetração eficaz dos sinais, faz com que um único gateway colete dados de milhares de dispositivos espalhados por extensões consideráveis.

Essa característica simplifica a implementação da rede e reduz substancialmente os custos associados à instalação e manutenção de gateways adicionais.

Baixo consumo de energia

Os dispositivos conectados à LPWAN são projetados para um consumo de energia extremamente baixo, o que é possível em razão da eficiência dos protocolos de comunicação e do modo de operação, que favorece a transmissão de pequenas quantidades de dados em intervalos menos frequentes.

Como resultado, dispositivos LPWAN funcionam por anos, com uma única carga de bateria, minimizando os custos operacionais e de manutenção.

Portanto, agora que você já conhece a tecnologia LPWAN, o que é e vantagens, conseguirá empregá-la sempre que necessário.

No site da Eletronet, conheça nossos serviços de trânsito IP e transporte de dados!

Assine nossa Newsletter

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais