Uma nova estratégia para o desenvolvimento da inteligência artificial no Brasil está sendo traçada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Foi o que declarou o ministro da pasta, Marcos Pontes, nesta última semana em Barcelona quando participou do Mobile World Congress.
As primeiras medidas estão voltadas para a criação de um centro de pesquisa de IA, provavelmente tendo como sua sede principal a Universidade de São Paulo, na capital paulista. Outro tema também considerado importante para o governo é a segurança cibernética, que também fará parte das pesquisas chefiadas pelo Ministério.
“O Brasil não pode ficar para trás na IA, pois ela está na base de muitas aplicações como a Internet das Coisas e as cidades inteligentes. Não podemos construir o teto sem fazer a base primeiro”, afirmou o Ministro Marcos Pontes, que também destacou o plano de IoT criado pelo Governo Temer e que deve ser lançado ainda este ano.
Questionado a respeito do lançamento de satélites no Maranhão, Pontes destacou que pretende recuperar a prática, tornando o local similiar a Kennedy, dos Estados Unidos, centro americano que realiza lançamentos comerciais.
Leia também: dia da criação do Ministério das Comunicações