SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

O que é e qual a importância do data center?

Foto de uma sala com vários equipamentos de rede, representando o que é data center.
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Atualmente, na era digital, os data centers são considerados o eixo central das infraestruturas de TI, essenciais à consolidação e ao processamento de volumes massivos de dados.

Mas no que consiste, de fato, um data center, por que é importante e quais são?

Acompanhe e aproveite a leitura.

O que é um data center?

Data center é um espaço físico dedicado, projetado especificamente para acomodar sistemas computacionais e seus componentes associados (servidores, armazenamento e equipamentos de rede).

Mas não é só isso. A localização centralizada do data center facilita que as organizações armazenem dados críticos, aplicativos e operações de TI.

A robustez de um data center são suas redundâncias: fontes de energia, sistemas de refrigeração, segurança e conexões são duplicadas para garantir a disponibilidade contínua da infraestrutura de TI. 

Ainda, esses centros são projetados para o acesso eficiente a recursos computacionais em grande escala, possibilitando que as empresas expandam conforme necessário.

Importância de um data center

Essas instalações centralizam o armazenamento de dados, os recursos de computação em nuvem e a conectividade de rede. Com isso, contribuem para o crescimento de serviços digitais vitais, dos quais bilhões de pessoas dependem diariamente.

E não são apenas grandes corporações que contam com essas estruturas. Organizações de todos os portes confiam em data centers na sua transformação digital.

Além disso, a capacidade de acomodar uma quantidade crescente de dados faz do data center uma peça-chave na inovação dos negócios digitais.

Serviços de um data center

Datacenters de colocation

Instalações que permitem que empresas aluguem espaço para servidores e outros componentes de computação, oferecendo a infraestrutura necessária: energia, refrigeração, segurança e conectividade de rede.

Nesse caso, uma das vantagens é a economia de escala, pois os custos operacionais são compartilhados entre todos os clientes do data center.

Empresas que optam pelo colocation se beneficiam de maior largura de banda e menores latências, com flexibilidade para escalar sua infraestrutura.

Data centers em nuvem

Data centers em nuvem são plataformas que fornecem recursos de computação, armazenamento e serviços de rede via internet.

Gerenciados por provedores de serviços de nuvem, permitem que as empresas utilizem a infraestrutura de TI como um serviço (IaaS), sem demandarem investimentos em hardware físico, proporcionando flexibilidade, escalabilidade e custos operacionais previsíveis. Com a computação em nuvem, as empresas acessam sua infraestrutura de qualquer lugar do mundo, garantindo agilidade e continuidade dos negócios.

Data centers on-premises

Por fim, os data centers on-premises estão localizados nas instalações físicas de uma empresa, que dispõe de total controle sobre os ambientes de hardware e software.

A organização é responsável pela manutenção, atualização e segurança da infraestrutura. Essa abordagem é ideal para empresas cujos requisitos são específicos de conformidade, segurança ou desempenho, que não são totalmente atendidos por soluções de colocation ou nuvem.

Embora envolva um investimento inicial mais alto e custos operacionais contínuos, proporciona total autonomia e controle às empresas, sobre seus dados e operações de TI.

Assim, ao explorarmos as características, vantagens e o que é data center, entendemos que a função supera o básico de armazenamento: são pilares essenciais para manter tudo disponível, desde serviços online até operações empresariais complexas, sem interrupção.

No site da Eletronet, confira todos os serviços disponíveis para o seu provedor de internet, como trânsito IP e transporte de dados, e saiba como vamos alavancar seu ISP.

Assine nossa Newsletter

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais