SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Os pontos de troca de tráfego (PTTs) do Brasil atingem 20 TBPS

Imagem gráfica do globo terrestre com linhas em volta, representando os pontos de troca de tráfego.
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

O Brasil é um dos países do mundo que mais tem usuários de internet, o que revela o grande mercado que esse setor conquistou no país. Nesse sentido, a internet vem crescendo ano após ano, de modo que em 2022 já são 35 pontos de troca de tráfego (PTTs) no IX.br – e o de São Paulo é considerado o maior do mundo.

Dentro disso, de acordo com o NIC.br e IX.br, em 2017 o marco histórico era de 3 TPBS, o que foi considerado um grande avanço em comparação aos anos anteriores. Porém, esse número continuou crescendo, e em 2021 atingiu novo recorde: 20 TPBS.

Para entender esse avanço, é importante compreender o cenário de crescimento e saber o porquê de a internet ter conquistado tamanha expansão. Por isso, confira o artigo e fique por dentro do assunto!

Como a internet cresceu tanto nos últimos anos? 

O setor já estava em expansão, mas durante o período de pandemia de Covid-19 o tráfego de internet no Brasil duplicou em razão da mudança de hábito dos consumidores, que passaram a assistir a aulas on-line, migrar para o home office e ter um consumo muito mais significativo de conteúdos audiovisuais na internet.

Para se ter uma ideia, em termos de tráfego, o Brasil é o segundo país do mundo e o primeiro no hemisfério sul.

Todo esse crescimento, é claro, também aconteceu e só foi possível em razão do aumento da infraestrutura no país e do número de provedores de internet. Porém, mesmo assim existem questões que precisam ser resolvidas, como latência, instabilidade e velocidade, a fim de garantir uma melhor experiência aos usuários, que estão cada vez mais em maior número. 

Para isso, a tecnologia CDN pode ser utilizada com o intuito de auxiliar no crescimento da internet no país. Para entender mais sobre isso, veja o próximo tópico.

Saiba mais sobre o que é CDN

Como a tecnologia CDN pode auxiliar no crescimento da internet?

Uma CDN é uma rede de distribuição de conteúdo com capacidade de melhorar a experiência do usuário, evitando a latência e atingindo capilaridade e mais largura de banda.

Em termos práticos, essa tecnologia pode melhorar a velocidade com que uma página é carregada, reduzindo o tempo de acesso mesmo com cargas de alto tráfego. Com isso, a tendência é garantir melhor qualidade de conexão para os usuários.

Esse tipo de tecnologia não é tão recente, mas tem sido mais necessária em razão do avanço do setor e do crescimento de usuários e da sua mudança de perfil. Cada vez mais eles necessitam de uma melhor qualidade de rede, principalmente para transmissões de grandes eventos.

O funcionamento de uma CDN ocorre da seguinte forma: essa tecnologia reproduz o conteúdo originalmente armazenado em um servidor central. Com isso, essa nova versão que foi reproduzida é salva em diferentes regiões do mundo, que são chamadas de Pontos de Presença.

Isso significa que, quando o usuário solicita acesso a determinado conteúdo, ao invés de o servidor central precisar enviar os dados ao dispositivo do usuário (o que muitas vezes pode demorar, dependendo da localização desse servidor), o conteúdo consegue ser entregue mais rapidamente por meio da CDN que, entre os diversos pontos espalhados pelo mundo, tende a ter um mais próximo do usuário.

Aproveite e veja outras dicas da Eletronet, conhecendo a tecnologia em Links Dedicados e conferindo notícias para provedores.

Projeto OpenCDN

Existem diversos tipos de CDN, incluindo o projeto OpenCDN, que foi criado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR de compartilhamento de infraestrutura e do Comitê Gestor da Internet do Brasil para descentralizar o conteúdo da internet brasileira.

Esse projeto visa fazer uma aproximação entre os CDNs e os PTTs para atingir o objetivo acima mencionado. Ele já está em funcionamento em Manaus, Salvador e Brasília, e outros locais também o receberão em parcerias com diversas empresas.

Assim, juntamente ao crescimento dos PTTs e da internet no país, mais tecnologias vão fazendo parte desse setor e projetos são criados para garantir cada vez mais qualidade aos usuários, viabilizando que a infraestrutura suporte a expansão que esse mercado tem vivenciado.

Continue no blog da Eletronet e confira muitas outras novidades sobre assuntos envolvendo provedores de internet.

Confira como funciona CDN para servidores

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais