SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Power meter: o que é e como o provedor de internet pode utilizar corretamente?

Técnico verificando resultado apontado pelo power meter
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

O power meter é um equipamento indispensável para quem atua com serviço de provisão de acesso à internet. Mas você conhece esse dispositivo e como usá-lo corretamente? Confira o artigo e descubra!

O que é power meter?

O power meter, como o próprio nome sugere, é o medidor que calcula a potência e a perda relativa do sinal da fibra óptica, tanto ponto-a-ponto quanto ponto-multiponto, para indicar a qualidade da conexão do provedor de serviço de internet (Internet Service Provider – ISP).

Quais os tipos existentes?

Há dois tipos de power meter: o simples e o PON. Enquanto o primeiro possui apenas uma entrada para conectar a fibra que será medida, o segundo conta com duas, possibilitando a realização de medidas “in-line”, mais abrangentes e completas. 

Recomenda-se investir em ambos os tipos de medidores e reservar o power meter simples para aferições rotineiras e de menor complexidade, e o PON, para medidas específicas e que demandam equipamentos com tecnologia mais avançada.

Como usar o power meter?

Se você deseja verificar o sinal de uma rede ponto-a-ponto, conecte o conversor ao cabo de fibra, ligue o medidor na opção OPM, e a outra ponta, ao cabo e estabeleça um valor de referência. 

Na sequência, coloque a bobina de teste entre o medidor e o conversor, acione a opção OPM e confira o resultado da medição. O valor exibido na tela corresponderá à atenuação total inserida.

Agora, se você for medir a atenuação de potência óptica de uma rede PON, utilize a:

  • OLT para transmitir sinal óptico;
  • Splitter 1:16;
  • Ligação para conectar a OLT ao splitter;
  • Bobina de teste;
  • ONU;
  • Cabo para ligar o power meter à ONU.

A ferramenta de medição deve ser compatível com os demais componentes e ser ligada na rede entre na OLT e ONU/ONT, quando se trata de uma rede PON. Para isso, ligue:

  • A fibra da OLT na entrada “OLT” do power meter;
  • A fibra da ONU/ONT na entrada “ONT”;
  • O power meter na opção “PON PM”, para o dispositivo aferir a potência recebida da OLT e a da ONU.

Vale destacar que, antes de realizar qualquer tipo de operação com o power meter, é preciso calibrar o equipamento. Além disso, deve-se realizar periodicamente a limpeza do sensor na direção circunferencial, com cotonete de limpeza específico para essa operação. Assim, será possível remover gordura, poluição e qualquer outro tipo de sujidade que possa comprometer a precisão do power meter. Após a higienização, insira o revestimento de proteção do sensor para preservar a limpeza.

Conte com a experiência da Eletronet

A Eletronet atua há mais de 20 anos no mercado de transporte e trânsito de IP para operadoras e provedores de internet, demonstrando sua ampla experiência na área. Portanto, independentemente do porte do seu provedor ou da complexidade de seu projeto, a Eletronet estará sempre próxima e preparada para oferecer as melhores soluções para você

Então, agora que você já sabe como usar o power meter, entre em contato e conheça nossos serviços para provedor de internet!

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais