SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Entenda o que são redes ópticas passivas (PON)

Imagem ilustrando redes ópticas passivas
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

A arquitetura de redes está em constante evolução, e as redes ópticas passivas (PON) fazem parte disso como o resultado de um grande avanço nesse setor. Com o uso dessa tecnologia cada vez mais frequente, é essencial entender o que é, como funciona e quais os benefícios dessas redes.

Sendo assim, confira, neste conteúdo, os principais tópicos sobre essa temática para compreender o que é uma rede PON e ficar por dentro das informações mais relevantes!

O que é rede óptica passiva (PON)?

A rede óptica passiva (PON) é feita de fibra óptica e usa topologia de ponto a multiponto, além de divisores ópticos que servem para transportar dados a partir de um ponto de transmissão único a múltiplos pontos, chegando ao usuário final.

O termo passivo inserido no nome diz respeito ao fato de que não há necessidade de energia elétrica nos componentes de combinação e divisão, assim como na fibra, apenas nos pontos de recepção e transmissão. Com isso, a PON tem um custo operacional muito eficiente.

Como a rede PON funciona?

O funcionamento da PON ocorre por meio de uma arquitetura P2MP, isto é, de um ponto a múltiplos pontos, que divide o sinal de uma OLT única usando divisores ópticos, o que possibilita a divisão dessa OLT em múltiplos caminhos downstream para chegarem aos usuários.

Além disso, esses mesmos divisores ópticos fazem a combinação dos múltiplos caminhos de upstream dos usuários finais para voltarem à OLT.

Veja também: Tipos de fibra óptica | Como escolher a OLT ideal

Qual tipo de fibra óptica é utilizada nas redes PON?

O tipo de fibra óptica comumente utilizado em redes PON (Redes Ópticas Passivas) é a fibra óptica monomodo. A fibra óptica monomodo, também conhecida como fibra óptica de modo único, é escolhida devido à sua capacidade de transmitir sinais de maneira eficiente em longas distâncias. Essa escolha é estratégica para garantir um desempenho consistente e uma baixa atenuação ao longo da extensão da rede PON, permitindo a entrega eficaz de dados a múltiplos pontos finais.

Quais os benefícios da rede PON?

Separamos abaixo os principais benefícios da rede PON.

Arquitetura

Um dos benefícios da rede PON é a arquitetura passiva, que elimina a necessidade de infraestrutura para refrigeração, armários de cabeamento e equipamentos eletrônicos nos trechos de intermédio em razão do menor uso de energia elétrica.

Conexão melhor

Esse tipo de rede tem uma importância muito grande na melhoria da conexão, algo que os provedores de internet precisam estar sempre em busca. Esse benefício existe porque o que interliga os roteadores em vários pontos até um centrador é um backbone de fibra óptica. Isso elimina áreas de sombra e garante um sinal de Wi-Fi melhor.

Uso de energia

Outro benefício é não exigir energia na rede de acesso, o que implica menor quantidade de componentes elétricos e reduz as possibilidades de falhas de partes energizadas e a necessidade de manutenção.

Uso da infraestrutura

O uso eficiente da infraestrutura é mais um benefício, pois as diversas normas PON, com serviços do tipo RF em fibra (RFoG) ou até mesmo sobreposição de vídeo em RF, conseguem coexistir em uma única PON para proporcionar serviços múltiplos (triple play) e garantir maior largura de banda dentro da mesma fibra.

Há muitos outros benefícios, como a grande largura de banda, facilidade de instalação e escalabilidade alta, bem como a possibilidade de transmissão de vídeo, dados e voz, tudo em uma só fibra.

Onde a rede PON pode ser aplicada?

A rede PON pode ser aplicada em diversos locais, como hospitais, residências, hotéis ou provedores de internet. Então ela pode suprir muitas demandas, sendo que a principal é melhorar o serviço de internet.

Além disso, a PON pode integrar projetos envolvidos em uma só rede, como:

  • Vídeo on demand;
  • Telefonia;
  • Automação;
  • Monitoramento eletrônico;
  • TV por assinatura.

Quais são os tipos de rede PON?

Existem dois principais tipos de tecnologias de rede PON: 

  • Ethernet Passive Optical Network (EPON);
  • Gigabit Passive Optical Network (GPON).

As duas tecnologias usam a arquitetura FTTx e contam com uma grande diferença.

Enquanto a EPON tem a mesma velocidade de conexão entre ONU e OLT, com fluxo contrário de 1.25 Gbps, a GPON tem taxas diferentes de upstream e downstream, sendo, respectivamente, de 2.5 Gbp e 1.25 Gbps.

Em geral, para quem está começando a operar com fibra ou para quem não tem muitos serviços conectados à rede, o mais recomendado é a EPON, já que tem o menor custo de operação e complexidade.

Dessa forma, a rede PON representa uma grande evolução no setor, proporcionando redução de custos, materiais e espaço e oferecendo alta qualidade. Por todas as características e benefícios mencionados, é uma rede cada vez mais utilizada.

Navegue pelo site da Eletronet, que fornece rede de alta velocidade e estável para provedores de internet, e encontre diversos serviços, como o link dedicado para provedores!

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais