SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Topologia: Qual usar na minha rede?

Topologia: Qual usar na minha rede?
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Topologia

Na telecomunicação, o conceito de rede de computadores é traduzido como um conjunto de equipamentos computacionais interligados por um sistema de comunicação digital, guiados por regras para compartilhar entre si informação, serviços e, recursos físicos e lógicos.

Ao tentar conectar um computador a uma rede, a primeira preocupação é saber como os equipamentos se comunicam com essa rede. Para isso é necessário saber qual topologia está sendo utilizada. A topologia está relacionada com a disposição dos equipamentos dentro de um ambiente, ela define onde está a informação e de que forma se pode chegar a ela.

Existem dois tipos de topologia:a topologia física, que está relacionada ao layout ou à distribuição geométrica da rede, descrevendo desde a disposição dos computadores até a forma como os cabos são conectados; e a topologia lógica, que está relacionada à forma como os equipamentos interagem e a descrição dos fluxos de dados.

Saber qual é a topologia ideal para uma determinada rede é importante tanto para um provedor de internet, que precisa se preocupar com a rede que interligará a internet para os seus clientes, quanto para uma empresa, que precisa organizar sua rede interna de computadores. Sendo assim, listamos alguns exemplos dessas topologias de rede:

Tipos de topologia física:

A seguir, os tipos de topologia física essenciais para sua rede.

Barramento

Os computadores estão ligados linearmente por meio de um cabo único. Cada computador tem um endereçamento, e as informações trafegam por um único meio, onde ao seu final terá um terminal responsável por descartar e controlar o fluxo de dados da rede.  É indicado para redes simples já que tem limitações de distância, gerenciamento e tráfego de dados.

Estrela

Na topologia estrela, os computadores são ligados a um dispositivo central responsável pelo controle de informações trafegadas. É o dispositivo central que tem a função de controlar, ampliar sinal, repetir dados, ou seja, todas as informações da rede passam por ele. Entretanto, se essa máquina parar de trabalhar, toda a rede e as informações que trafegam serão afetadas.

Anel 

Os computadores são ligados a um cabo, onde o último equipamento deverá se conectar ao primeiro, formando assim um anel. Apesar de possuir um único meio de transmissão, essa rede não possui os terminadores de rede em barramento, fazendo com que os próprios computadores desenvolvam esse papel.

Árvore 

A topologia em árvore envolve uma série de barras interconectadas, sendo equivalente a várias redes estrelas ligadas entre si por meio de seus nós centrais. Esta topologia é muito utilizada na ligação de hubs e repetidores.

Híbrida 

A topologia de rede híbrida é utilizada em grandes redes e combina as topologias de padrão básico, como exemplo temos o Barramento-Estrela, Anel-Barramento, Estrela-Anel, dentre outros.

Tipos de topologia lógica:

Para falar de topologias lógicas é importante entender os tipos básicos de comunicação em uma rede que são: ponto a ponto, cliente servidor e multiponto.

Ponto a ponto 

No ponto a ponto a comunicação é estabelecida utilizando apenas dois pontos interligados (receptor e transmissor).

Unicast

É uma forma de envio de informações direcionadas para somente um único destino.

Multicast

É a forma de envio de informações para múltiplos destinos. Ele é direcionado para um grupo específico e pré-definido de destinos possíveis.

Broadcast

É a Forma de envio de informações onde a mensagem é enviada para todos os destinos possíveis da rede. Os tipos de topologia de rede lógica mais comuns são o Broadcast, em que o nó envia seus dados a todos os outros espalhados na rede (Ethernet) e o Token Ring, que controla o envio de dados pela rede.

Gostou do conteúdo? A Eletronet tem a melhor infraestrutura de transporte de dados para a sua rede. Converse com um dos nossos atendentes e descubra como podemos melhorar o serviço do seu provedor de internet!

Veja mais: Protocolo HTTPS | Latência internet | Diferença entre Unicast, Multicast e Broadcast | Topologia de rede

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais