SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Entenda o que é EPON e GPON

Entenda o que é EPON e GPON
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

EPON e GPON: conceito

Para falar sobre EPON e GPON primeiro é importante entender o conceito de rede PON (Passive Optical Network). A rede PON é uma infraestrutura de rede de fibra óptica que utiliza arquitetura FTTx (Fiber to the x), que inclui FTTH (Fiber to the Home), FTTB (Fiber to the Building) entre outras.

Esse tipo de rede utiliza topologia de ponto a multiponto, ou seja, fornece dados de um único ponto de transmissão a múltiplos pontos para usuários finais. Ela é considerada passiva porque não precisa de energia no meio de transmissão. Dessa forma, a energia elétrica só é necessária nos pontos de transmissão e recepção, diferente de uma rede óptica ativa.

Portanto as redes PON são consideradas de excelente custo-benefício, além de outras vantagens como a facilidade de instalação, maior alcance, escalabilidade, grande largura de banda e imunidade eletromagnética, que permite a instalação próxima a equipamentos que poderiam interferir no funcionamento da rede tradicional. Além disso, as redes PON transmitem sinais simultaneamente nas direções upstream e downstream.

Há dois tipos de tecnologia de rede PON, o EPON, considerado mais simples e mais barato, e o GPON, mais robusto e mais caro que o EPON. Tanto o EPON quanto o GPON trazem vantagens ao provedor de internet, a escolha da rede irá depender da necessidade de cada provedor.

Veja também: Entenda as diferenças entre os protocolos TCP e UDP

Diferenças entre o EPON e o GPON

Os protocolos GPON e EPON são utilizados para gerenciar uma rede óptica ponto a multiponto, a principal diferença entre eles é a capacidade e robustez da rede. A normatização desses protocolos é feita por instituições diferentes, enquanto o GPON é normatizado pelo ITU-T, o EPON é normatizado pelo IEEE, isso significa que os dois protocolos não se conversam porque são regidos por normas diferentes.

Em relação à capacidade de entrega de banda, o GPON consegue entregar até 2,5Gb de downstream e 1,25 Gb de upstream em uma única fibra óptica, enquanto o EPON entrega até 1,25 Gb de downstream e 1,25 de upstream, ou seja, o EPON é uma rede simétrica e o GPON assimétrica.

Já em termos de perda, o GPON tem uma taxa de 8% de overhead, enquanto o EPON possui uma taxa de 28%, ou seja, no EPON sobra menos de 1Gb para distribuir na rede. Além disso, no GPON é possível colocar até 128 clientes por porta, enquanto no EPON é possível colocar somente 64.

Dessa forma é possível perceber que a tecnologia GPON é bem mais avançada que o EPON, mas o EPON é recomendado, principalmente, para Provedores de Internet que estão começando e possuem uma base de clientes menor, visto que a gerência é mais simples e o investimento inicial é menor, pois é possível investir em equipamentos com apenas uma porta.

Se você tem interesse nesse tipo de assunto, não deixe de assinar a nossa NewsLetter e receba o conteúdo em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais