SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Dia da Internet Segura: Veja algumas dicas para navegar com segurança

Dia da Internet Segura: Veja algumas dicas para navegar com segurança
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Você passa mais tempo online ou offline? Segundo pesquisa divulgada em 2020 pelo App Annie, o Brasil é o 3º país em que as pessoas passam mais tempo em aplicativos, gastamos 3h45 minutos em média. Quando falamos em tempo conectado, somos o segundo país que passa mais tempo online, a média brasileira é de 9h20, 3h a mais que a mundial, segundo estudo realizado em 2019 pela Hoopsuit e We are Social.

Para cuidar desse ambiente ao qual dedicamos boa parte do nosso tempo, surgiu o Safer Internet Day ou Dia da Internet Segura. A iniciativa é anual e tem o objetivo de promover atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das TICs, nas escolas, universidades, ONG’s e na própria rede. 

Atualmente, mais de 140 países comemoram a data conscientizando usuários do uso livre e seguro da rede. O dia simbólico foi criado pela Rede Insafe na Europa e não tem uma data fixa. Em 2021 está marcado para o dia 9 de fevereiro, mas as ações podem acontecer entre janeiro e fevereiro, on e off-line em diferentes contextos.

Dicas de Segurança na Rede

Aqui no blog da Eletronet estamos sempre falando sobre os cuidados que devemos ter ao acessar a rede para não ser vítima de hackers ou cibercriminosos, como também citamos iniciativas jurídicas e de conscientização para incentivar as boas práticas na rede. Vamos relembrar?

Evite os ciberataques

Já alertamos aqui sobre os cibercrimes e o que fazer para evitar ser vítima de ciberataques. Em resumo você deve estar sempre atento às mensagens falsas recebidas em email ou whatsapp, nunca clique nos links, nem se cadastre em sites suspeitos. Jamais cadastre dados pessoais sem ter absoluta certeza de que o site é realmente oficial e seguro.

Além disso, utilize sempre senha fortes em seus aplicativos e as troque com frequência. Outra dica é fazer as atualizações nos dispositivos e aplicativos sempre, essas atualizações servem para renovar a segurança contra novas ameaças. É importante sempre manter um backup atualizado dos seus arquivos, para que você possa recuperar seus dados em caso de desastre.

Sites Seguros

Ao navegar em um site é importante avaliar se ele utiliza o protocolo de segurança HTTPS, ele garante que o site é criptografado, que a conexão entre você e o site é segura, e que terceiros não terão acesso a sua navegação dentro dele, mas muito cuidado para não entrar em um site falso que utilize o HTTPS, você pode acabar sendo vítima de um cibercrime nesse tipo de site, por isso é importante verificar se o site é, de fato, oficial.

Proteção das crianças

A internet é o mundo na palma da mão e, da mesma forma que você não deve deixar seu filho solto no meio do mundo, você também não deve deixar uma criança na internet sem supervisão. Por isso separamos algumas dicas nesse post para ajudar a aumentar a segurança das crianças na internet. A dica é sempre estar atento à faixa etária dos conteúdos e não confiar no uso de redes abertas, lembre que redes sociais não são feitas para criança.

Segurança na Rede

Em empresas enos provedores de internet a missão de manter a rede segura é ainda maior, pois uma única vulnerabilidade pode afetar e contaminar todos que estão conectados à rede. Nesse post falamos sobre como configurar corretamente os equipamentos e diminuir os pontos de vulnerabilidade. A dica é criar processos e seguir a política de segurança da forma correta.

Boas Práticas

Uma excelente iniciativa de conscientização e disseminação de boas práticas na internet é o projeto Cidadão na Rede criado recentemente pelo Ceptro.BR e pelo NIC.br. O projeto contém vídeos curtos que abordam temas como fake news, cyberbullying, conectividade, segurança e compras on-line. Os vídeos podem e devem ser compartilhados pela rede, sempre citando os direitos autorais.

Iniciativas jurídicas

A internet não é uma terra sem lei e diversas iniciativas jurídicas surgiram nos últimos anos para acabar com a impunidade dos cibercrimes.Nesse post falamos sobre algumas dessas iniciativas como o Marco Civil da Internet, bem como a iniciativa da SaferNet, ONG que recebe denúncias de crimes virtuais e é responsável por promover a defesa dos direitos humanos na internet no Brasil. Manter a internet segura é papel de todos e ajudar a disseminar a informação sobre as melhores práticas para manter esse ambiente seguro é uma das formas que temos para melhorar cada vez mais o ambiente na nossa rede. O site da Internet Segura oferece bastante material para ajudar nessa promoção. Se informe e ajude você também nessa missão!

Assine nossa Newsletter

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais