SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Rompimento de fibra óptica: o que fazer?

Engenheiro verificando se há rompimento de fibra óptica.
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

O rompimento de fibra óptica é uma questão comum para os fornecedores de internet. É por isso que, neste artigo, exploramos os fatores que resultam nesse problema para que você possa identificá-lo e reparar a fibra de forma correta. Confira! 

Fatores que levam ao rompimento de fibra óptica

Conheça os principais fatores que causam o rompimento da fibra óptica e saiba como evitar sua interrupção:

1. Incidentes relacionados a quedas e danificação de postes

Os cabos de fibra óptica estão localizados nos postes de energia elétrica, então, se um poste sofrer danos como quebra ou queda completa, sua conexão pode ser afetada.

2. Caminhões excedendo o limite de altura

Pode acontecer de um caminhão ficar preso na rede elétrica em um poste, especialmente se ultrapassar a altura máxima permitida para as carrocerias de caminhões. O resultado é geralmente o mesmo: casas sem eletricidade, telefone e internet, postes caídos e outros danos.

3. Tempo severo e incêndios

Os cabos de fibra óptica são mais resistentes do que os cabos elétricos convencionais, mas diante de um ciclone ou de uma chuva torrencial, por exemplo, a rede pode não resistir. Além disso, incêndios generalizados em geradores de postes podem danificar os cabos ópticos e interromper a conexão, apesar de terem revestimento retardante à chama.

4. Pipa com linha de cerol ou chilena

Uma das principais causas de interrupção da fibra óptica é o uso de linha de cerol ou chilena em pipas. O cerol é uma mistura de vidro moído e cola usada em linhas de pipas para cortar outras linhas de praticantes. Já a linha chilena é encerada com quartzo moído, pó metálico ou óxido de alumínio com o mesmo propósito.

5. Roedores

O rompimento de fibra óptica por roedores é comum em redes de comunicação subterrâneas ou enterradas em locais propensos a roedores, como ratos. Por serem feitas de vidro ou plástico extremamente finos e sensíveis, qualquer dano a esses cabos podem interromper a transmissão de dados e causar interrupções no serviço.

Saiba o que considerar em um teste de fibra óptica

Como identificar pontos de instabilidade na rede?

Quando uma fibra óptica se rompe, é preciso detectar o problema a partir de um dispositivo chamado Optical Time Domain Reflectometer (OTDR). Esse equipamento de medição tem como objetivo localizar as falhas, mapear splitters, conectores e emendas e verificar se os valores de atenuação estão corretos.

Em redes ponto a ponto, é preciso conectar o aparelho em uma das extremidades para realizar a medição. Já em uma rede Pon, a conexão sempre será do cliente para a central do provedor. Provedores que não usam o OTDR só podem identificar o rompimento da fibra por meio de um mapeamento da rede, trecho por trecho.

Passo a passo para reparar a fibra rompida

Para reparar a fibra óptica, é possível emendá-la novamente – e há diferentes formas de fazer isso. Confira!

1. Emenda por fusão

Esse processo envolve “fundir” duas fibras ópticas juntas. A maioria das máquinas de fusão são automáticas e precisam de uma ferramenta chamada clivador para garantir a precisão de corte da fibra. 

Depois de a fibra ser introduzida, limpa e clivada na máquina, ela é alinhada e passa por um processo de derretimento e solda das duas fibras juntas. Depois disso, é necessário proteger a emenda com um protetor termocontrátil transparente com aço inoxidável para reforço mecânico.

A fibra emendada é então armazenada em uma caixa de emendas que pode ser impermeável, resistente ao sol, entre outras coisas. Esse processo é caro devido aos equipamentos necessários, mas oferece agilidade e confiabilidade.

2. Emenda mecânica

Esse processo envolve alinhar as fibras ópticas usando um gel de índice de refração. As fibras são conectadas a um dispositivo que as alinha sem fundi-las definitivamente. Trata-se de um processo mais acessível economicamente, mas não é recomendado para sistemas que exigem mais confiabilidade.

3. Emenda por acoplamento de conectores

Esse processo de reparo de rompimento de fibra óptica é semelhante à emenda mecânica, na qual duas fibras precisam ser alinhadas. Em cada fibra é posicionado um conector óptico e os dois conectores são acoplados juntos, permitindo o alinhamento das fibras. Esse processo é ainda mais fácil e barato do que a emenda mecânica, mas oferece uma confiabilidade limitada.

Conheça a Eletronet

A Eletronet oferece serviços de transmissão de dados e trânsito IP para operadoras e provedores de serviços de internet. Para isso, a empresa dispõe de uma rede de fibra óptica de alta capacidade que cobre 18 estados brasileiros.

Entre os serviços fornecidos pela Eletronet, um dos que mais se destacam é o link dedicado para provedores. Se você oferece serviços de internet ou deseja atuar como provedor, conte com a infraestrutura e os serviços da Eletronet para proporcionar o que há de melhor para seus assinantes!

Confira também: Tipos de conectores | Fibra óptica monomodo

Fique por dentro: Provedor de internet fibra óptica | equipamentos de fibra | cabeamento fibra óptica | otdr fibra

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais