A migração do tráfego de internet do corporativo para as casas tem sido um desafio para as operadoras. A demanda por banda larga fixa cresceu 70% durante o mês de março,segundo relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e o perfil de uso da banda larga em cada horário também mudou com aumento do tráfego um pouco acima do normal e consumo distribuído durante o dia, conforme divulgado pelo IX.br.
Apesar da infraestrutura no Brasil ser bastante robusta e não termos perigo de interrupção dos serviços mesmo com o aumento de tráfego e com as mudanças do perfil de consumo, é preciso adotar algumas medidas para garantir um serviço de boa qualidade e conseguir acompanhar a demanda no atual cenário. Separamos algumas dicas que podem ser úteis neste momento:
Atenção na Infraestrutura
Para um provedor de internet oferecer conexão de qualidade é preciso que a infraestrutura esteja adequada para atender a demanda e a previsão de crescimento. Um bom serviço é a garantia do sucesso de qualquer negócio, então é preciso ter um olhar especial para os equipamentos de rede e para a gestão dela.
Adoção da DWDM
Uma tecnologia que vem sendo bastante utilizada quando há um aumento na demanda de tráfego é a Multiplexagem Densa por Divisão de Comprimento de Onda (DWDM), ela permite o tráfego de múltiplos canais por uma mesma fibra óptica mantendo o mesmo grau de desempenho, confiabilidade e robustez do sistema.
A capacidade varia de acordo com o equipamento utilizado, o transporte de dados pode variar entre 80GB, 4TB chegando até 17,6TB, como são os novos sistemas DWDM utilizados pela Eletronet. A tecnologia também pode chegar a longas distâncias atingindo em média,150 km.
Análise de mercado
Com o aumento da demanda por banda larga fixa é possível que alguns provedores pensem em uma expansão do negócio. Por isso a dica é que haja um bom planejamento com base em análise de mercado para que o investimento seja feito com segurança. Na Eletronet disponibilizamos gratuitamente aos nossos clientes a ferramenta de Geomarketing da Cognatis.
Segurança
Não foi só o aumento do tráfego que aconteceu neste momento particular que estamos vivenciando, o número de ataques por cibercriminosos também cresceu. Por isso deve-se aumentar os cuidados e tentar diminuir as vulnerabilidades. Tecnologias de apoio como criptografia de ponto a ponto, firewall, sistema de detecção de intrusos e monitoramento são recomendados neste cenário, bem como um plano de recuperação de desastres.
Estamos enfrentando um momento de grandes desafios que requer atenção extra nos níveis de segurança e análise minuciosa nos investimentos e expansão do negócio. A Eletronet está sempre pronta para ajudar todos que estão na missão de conectar o Brasil a enfrentar esses desafios.