Fala Eletronet: 5G (com Celio Mello)

Na 2ª edição do “Fala Eletronet”, conversamos com nosso PMP, Celio Mello, sobre o impacto da rede 5G e do Edge Computing e as oportunidades de negócios
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Esse é o“Fala Eletronet”, uma seção especial de entrevistas com nossos principais executivos. Uma vez por mês,vamos conversar com uma liderança da Eletronet, falando dos temas que movimentam o mercado das telecomunicações: panorama da banda larga no Brasil, adoção de novas tecnologias, regulamentação e muito mais.

Para esta edição, nós conversamos com Celio Mello, PMP da Eletronet, que nos contou um pouco sobre os possíveis impactos da rede 5G e do Edge Computing no Brasil. Confira![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Fala Eletronet: Como o 5G irá transformar a internet no Brasil? (visão geral)

Célio Mello: Pelo que tenho acompanhado, o grande avanço e a grande proposta do 5G é desenvolver o ecossistema de conectividade local através do estabelecimento de um novo paradigma de conectividade “Always on” para as organizações, permitindo o desenvolvimento de um ecossistema de permanente interatividade, que suporte grandes volumes de tráfego de dados, criando um fluxo continuo e permanente de informações,  oportunidades de negócios e criação de valor.

O foco prioritário deste novo ecossistema são os negócios corporativos e a criação de novos modelos de negócios que tenham como pré-requisitos a baixa latência e capacidade de altos volumes de tráfego de dados. O aumento ou melhoria que está sendo apresentado é sempre da ordem de dezenas de vezes melhor que as atuais redes 4G.

Fala Eletronet: Qual será o papel dos clientes Eletronet nesta mudança?

Célio Mello: Considerando que o 5G é parte de um ecossistema de conectividade, e como tal  necessita da existência de uma rede fibra óptica interligando o núcleo da rede de dados (Core) e os pontos de acesso wireless, entendemos que existe uma oportunidade para os Clientes da Eletronet, provedores de internet, que tem uma forte presença local, em atuar como backhaul, viabilizando a conexão das estações com o núcleo da rede de dados. Na medida em que vários dos provedores e Clientes Eletronet já tem tomado a decisão estratégica de priorizar a expansão de suas redes através do lançamento de fibras ópticas, eles têm se colocado alinhados com as necessidades emergentes desta rede de conectividade propostos pela rede 5G.

Fala Eletronet: Em termos de Edge Computing, o 5G tornará possíveis tecnologias como carros autônomos?

Célio Mello:   Considerando que o Edge computing refere-se a trazer a capacidade de processamento e armazenamento para próximo da borda das redes de Telecomunicações, permitindo  que as aplicações que demandam ações imediatas (baixa latência) ocorram sem falhas, e suportando grandes volumes de dados, podemos afirmar que a rede 5G e o Edge computing são elementos de uma mesma equação que viabilizam estas aplicações críticas.

Neste ponto, o carro autônomo é um excelente exemplo de um modelo de negócios e aplicações que tem como elemento fundamental para seu funcionamento, a capacidade de tratamento em tempo real de volumes elevados de dados, e com uma forte restrição de tempo de resposta.

Temos de entender também que o carro autônomo está inserido em um ecossistema de mobilidade inteligente que tem como elementos além do veículo com capacidade de tomar decisões independente do condutor, a sinalização, o planejamento urbano,  as vias que possuem sensores, atuadores e elementos que criam um funcionamento sistêmico interativo, gerador e consumidor de grandes volumes de dados para o seu funcionamento harmônico. E que permitem benefícios importantes como diminuição drástica do número de acidentes e aumento exponencial da eficiência do sistema de mobilidade, pela utilização otimizada das vias e recursos do sistema.

Internet das coisas é outro exemplo de tecnologia para a qual, o desenvolvimento de aplicações que são sensíveis a latência faz todo o sentido e cujo processamento e armazenamento próximo da borda é fundamental para o correto funcionamento da solução e criação do valor esperado no modelo de negócio.

Fala Eletronet: Como Micro Data Center pode ajudar a Edge Computing? Hiperconvergência será essencial?

Célio Mello: Para ter as latências e respostas que as novas aplicações e os novos modelos de negócios estão demandando, o processamento e armazenamento das informações tem de ser realizado, em vários níveis, sendo que levar este poder de processamento para próximo das bordas passa a ser imprescindível. Os micro datacenter são o local onde deverão estar baseados as plataformas que irão realizar o armazenamento e processamento demandado pelas aplicações sensíveis à latência, viabilizados pelo Edge Computing

Neste cenário, reduzir a complexidade do data center e aumentar a escalabilidade é um fator fundamental e viabilizado pela hiperconvergência que permite que as tecnologias integradas de armazenamento e processamento sejam gerenciadas como um único sistema por meio de um conjunto de ferramentas que sejam mais simples.

Fala Eletronet: Qual será o papel da Eletronet para ajudar os provedores nesta nova era da comunicação?

Célio Mello: Em nosso entendimento, a Eletronet tem a oportunidade de atuar como o grande elemento agregador deste ecossistema de conectividade, através da ação em conjunto com os milhares de provedores espelhados pelo Brasil e que podem contribuir definitivamente para o crescimento e evolução deste ecossistema. A Eletronet exerce papel fundamental de interligação entre o backhaul, provido pelos ISPs e os pontos centrais de processamento e armazenamento, os grandes Data centers, onde serão processados volumes inimagináveis de dados, em aplicações de big data, machine learning e business intelligence que viabilizarão os benefícios esperados pelos novos sistemas e aplicações.

Além disto, pelo papel de influência nesta comunidade, tem também um papel fundamental de estabelecer e compartilhar padrões de atuação que sejam fundamentais para a perenidade e evolução do sistema.

Quer saber mais sobre o Mundo dos Provedores de Internet ?

Assine nossa Newsletter e Receba novidades exclusivas!

Comentários