SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

DWDM: a melhor opção para expandir a sua rede

DWDM: a melhor opção para expandir a sua rede
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

O que fazer quando a demanda do tráfego aumenta muito em determinada região ou quando você precisa alcançar pontos distantes, mas não há recurso de fibra óptica suficiente? Uma opção capaz de manter o mesmo grau de desempenho, confiabilidade e robustez do sistema,com excelente custo-benefício pode ser a Multiplexagem Densa por Divisão de Comprimento de Onda (DWDM).

A DWDM é uma tecnologia que permite o compartilhamento do feixe de luz que utilizamos para transmitir os sinais de dados nas fibras óticas. Este feixe, que também é chamado de canal, é subdividido, no que conhecemos por multiplexagem, permitindo trafegar dezenas de canais em uma única fibra ótica com alta velocidade e grande capacidade de transmissão. A tecnologia otimiza o uso da fibra, aumenta a distância e a capacidade da rede, proporcionando o atendimento ao tráfego de diversos serviços como dados, voz e imagem.

A capacidade de multiplexagem varia de acordo com o equipamento utilizado sendo que alguns possuem 8 canais de 10 GB, onde é possível transportar 80GB, como também há equipamentos com 40 canais de 100 GB que chegam a trafegar aproximadamente 4TB. E ainda, podemos ter equipamentos que transportam 88 canais de 200GB, chegando a trafegar até 17,6TB, como são os novos sistemas DWDM utilizados pela Eletronet. A tecnologia também pode chegar a longas distâncias atingindo em média,150 km.

Outro aspecto refere-se à topologia de rede, que requer que os equipamentos DWDM funcionem aos pares, sendo que em cada uma das pontas, é utilizado um equipamento para fazer a multiplexagem dos canais e converter o sinal em comprimentos de onda diferentes, a tal da subdivisão em múltiplos canais, apresentado anteriormente.

Para saber mais sobre os benefícios da tecnologia DWDM e também para saber como esta tecnologia é utilizada pela Eletronet para criar uma solução adequada para o seu negócio, entre em contato com a nossa equipe!

Leila também: DWDM e sua alta capacidade e eficiência

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais