SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

DWDM passivo: o que é e o que considerar na hora de expandir a rede do provedor

Interface de conector de fibra óptica para equipamentos DWDM
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Uma rede Passive Dense Wavelength Division Multiplexing (DWDM) é uma maneira econômica e confiável de transmitir baixo volume de dados em curtas distâncias, pois apresenta fácil instalação e não necessita do uso de componentes ativos, ou seja, que demandam consumo de energia elétrica.

Neste artigo, falaremos mais sobre o que é DWDM passivo, seus componentes e o que considerar na hora de expandir a rede do provedor. Confira!

O que é DWDM passivo?

O DWDM passivo é uma tecnologia de transmissão de fibra óptica que permite a entrega de vários serviços em uma única fibra. Se formos comparar, o DWDM passivo lembra um switch convencional, como aqueles que usamos dentro das residências, ou seja, colocamos um cabo de um lado e saem 8 cabos do outro.

Devido às suas características, esse tipo de rede é a melhor alternativa para quem precisa expandir uma rede para poucos canais a uma distância curta, já que conta com fácil instalação e é mais econômica.

Quais são os componentes necessários para um sistema DWDM passivo?

Para construir um sistema DWDM passivo, existem vários componentes que precisam ser incluídos, que compreendem transceptores ópticos mux/demux, transceptores e módulos mux/demux. Cada um desempenha um papel importante no funcionamento geral do sistema e deve ser escolhido com cuidado, para garantir o desempenho ideal. 

Os transceptores mux/demux são normalmente usados em sistemas DWDM passivos, para que vários sinais ópticos possam ser transportados por uma única fibra. Também podem ser usados para separar diferentes tipos de comprimentos de onda em uma fibra, permitindo a expansão futura da rede, adicionando novos comprimentos de onda.

Os módulos mux e demux são componentes de processamento de sinal digital usados para multiplexar e demultiplexar sinais digitais. Esses recursos são comumente usados em aplicativos de streaming de vídeo e cada um executa as seguintes tarefas:

  • Multiplexação: os módulos mux combinam vários fluxos digitais em um fluxo, geralmente de fontes diferentes;
  • Demultiplexação: os módulos Demux separam um único fluxo em vários fluxos.

Os módulos Mux e Demux também podem ser usados para transferir dados entre diferentes redes de comunicação, como Ethernet e Wi-Fi. Tanto os mux quanto os demux podem usar um controlador externo que é geralmente visto como uma unidade central de gerenciamento conectada à entrada ou saída do módulo, por meio de interfaces seriais ou paralelas. Esse controlador pode ser usado para programação e/ou para fins de regulação, como largura de banda de vídeo.

O que considerar na hora de expandir a rede do provedor?

Escolher os comprimentos de onda certos para a expansão é essencial para garantir que sua rede consiga lidar com o aumento do tráfego e da demanda. O melhor comprimento de onda para a expansão da rede depende de vários fatores, como:

  • O tipo de dados transmitidos;
  • A distância entre os nós;
  • Os custos.

Ao escolher os comprimentos de onda certos para suas necessidades de expansão de rede, você pode garantir uma conexão eficiente e confiável com latência mínima. Isso ajudará a maximizar o retorno do investimento, garantindo que todos os dados sejam transmitidos com segurança.

Conheça a Eletronet

A Eletronet conta com uma vasta rede de fibra óptica, que cobre mais de 17 mil quilômetros em 18 estados brasileiros, e oferece serviços de telecomunicações de alta qualidade com capacidades praticamente ilimitadas, como o serviço de link dedicado para provedores de serviços de internet. Entre em contato e conheça mais sobre nossas soluções!

Confira também: Power meter | Conector de fibra óptica

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais