SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Data center: panorama do mercado global e tendências futuras

Imagem ilustrativa de um data center
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

A digitalização das empresas a nível global e de outros setores da sociedade vem exigindo fortes investimentos em infraestrutura e serviços relacionados ao tráfego de dados e à hospedagem.

Com isso, o segmento de data centers também está em expansão, atraindo novas empresas para investirem nessa área que tem se mostrado cada vez mais competitiva.

Nesse sentido, os data centers são estruturas físicas com computadores e equipamentos de hardware que criam ambientes operacionais apropriados para as organizações armazenarem seus dados, informações e sistemas de TI.

E é justamente nesse mercado, e por conta desse panorama global, que a Eletronet está buscando novos cenários de expansão.

A seguir, entenda melhor e saiba como está sendo o investimento nesse segmento, com propostas de diversificação e a oferta de novas soluções.

Investimento no mercado de data centers

Com o movimento que o mercado vem observando em relação ao crescimento de data centers, a Eletronet optou por ampliar seus negócios e investir nesse novo setor.

Para isso, tem buscado potencializar a capilaridade de suas redes e abrir novas oportunidades de negócios por meio da criação de alianças com operadoras de data centers e provedores de conteúdo.

Assim, em 2023 uma das novas alianças feitas foi com a Equinix, uma empresa já consolidada nessa área e que conta com uma vasta rede composto por 240 data centers Internacional Business Exchange™ (IBX®), distribuídos estrategicamente entre 71 mercados de maior importância ao redor do mundo.

Proposta em diversificação e ampliação de novos negócios

Para ampliar os negócios e diversificar sua atuação, a Eletronet visa estabelecer uma conectividade de maior qualidade entre os provedores de conteúdo, data centers e o usuário final.

Para isso, a proposta é diminuir a latência, a taxa de indisponibilidade e tornar a conexão mais acelerada.Também visa ofertar seus outros serviços tanto para os usuários quanto para os próprios data centers.

Ou seja, a Eletronet entregará no data center seus serviços já reconhecidos de alta disponibilidade, tornando mais ágeis os negócios em relação às instalações e até mesmo para os clientes dos data centers.

O retorno desse investimento será o aproveitamento da capilaridade das operadoras de acesso para que a Eletronet possa chegar aos usuários, sejam eles empresas, consumidores, governo, clientes finais ou outras operadoras.

Por isso o investimento escolhido foi, justamente, pontos de data center, pois a empresa entendeu ser fundamental sua presença em pontos onde exista o adensamento de tráfego de conteúdos e de internet.

Novas soluções para o mercado de telecomunicações

Além da expansão para o mercado de data centers, a Eletronet criou novas soluções para o mercado de telecomunicações.

Uma delas é o IP MultiPoP, que disponibiliza uma arquitetura de rede distribuída, na qual provedores de internet e operadoras de telecomunicações que estiverem conectados aos PoPs remotos da Eletronet podem usar os PoPs Core da compania, que ficam na cidade de São Paulo – SP, Fortaleza – CE e Porto Alegre – RS.

Assim, a Eletronet consegue garantir a continuidade dos serviços, inclusive se ocorrerem problemas no PoP principal.

Além disso, mais uma solução nova é o IP Brasil, pertencente à família do serviço de IP Eletronet. Essa solução é mais uma opção diferenciada para os conteúdos nacionais em 18 PIXs existentes ao redor do país.

Por fim, também há o Full IP, que possui o Full Routing e que proporciona acesso sem restrição a conteúdos internacionais e nacionais, além da modalidade Burstable IP (flexibilidade de consumo e pagamento conforme o cliente necessitar).

Dessa forma, a Eletronet vem criando soluções e se consolidando em novas áreas do mercado, em conjunto com empresas de data center no Brasil.

Fique por dentro dos novos Serviços Eletronet: navegue pelo nosso site!

Veja mais: data center isp

Assine nossa Newsletter

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais