A pesquisa destaca que o crescimento da tecnologia de fibra óptica que deve superar 30% de participação de mercado até o ano de 2020. Dessa forma, a fibra óptica ultrapassaria a utilização de tecnologias mais utilizadas atualmente como o xDSL, em decadência, e o cable modem, que também está perdendo abrangência com clientes em todo o Brasil.
A Consultoria Teleco apresentou na última semana estudo realizado sobre as tendências de tecnologias de banda larga utilizadas no Brasil para os próximos anos. Os grandes responsáveis pelo crescimento da fibra óptica são os provedores regionais de acessos.
Vale lembrar que o crescimento é quatro vezes superior em relação aos números de 2016, quando o FTTx, a fibra, representava apenas 6,5% dos acessos brasileiros (3,9 milhões de acessos), números bem distantes aos relacionados a xDSL e cable modem que nos últimos 2 anos acumularam adições líquidas de 1,1 milhão de acessos.
A disseminação feita pelos ISPs culminou em um 2018 responsável por 57% dos acessos em fibra. Vale também destacar que os ISPs foram responsáveis por 84% das 2,14 milhões de adições de 2018.