SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Anatel apresenta agenda de projeto de telecomunicações no Senado

Agenda de Projeto de Telecomunicações no Senado
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Agenda de Projeto de Telecomunicações no SenadoNa última semana, o setor de telecomunicações voltou a ser pauta do Senado, em Brasília. Leonardo de Morais, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) esteve no plenário para defender a aprovação de projetos de lei da área.

A primeira pauta debatida foi a revisão do marco legal na forma do PLC 79/16, com a inclusão do pedido para zerar o Fistel para internet das coisas e antenas VSats, além da ampliação da destinação do Fust.

Morais também se fez presente em relação a outras questões pendentes sobre a modernização da legislação setorial de telecomunicações. Foram entregues mensagens de alinhamento ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a respeito de quatro projetos de lei, entre eles, o de ajustes na Lei do Seac (12.495/11).

“A Lei Geral de Telecomunicações, que orientou até aqui a regulamentação dos serviços, precisa ser revisitada. Se, na década de 1990, o regime de concessões foi à resposta para alavancar a telefonia fixa, hoje ele não mais parece oferecer os caminhos para a expansão da banda larga e da telefonia móvel, tampouco para preparar o país para os serviços em 5ª Geração (5G)”, destaca o documento entregue aos senadores pela Anatel.

O documento também sustentou a nova abordagem necessária para Internet das Coisas (IoT). “Tais dispositivos são massivamente empregados em sistemas e aplicações da chamada Internet das Coisas (IoT), que, para prosperar, necessita de um ambiente de negócios sustentável e propício à inovação e aos investimentos”. A Anatel aguarda uma resposta do Senado e a posterior aprovação dos projetos de lei atribuídos ao setor de telecomunicações ainda para o ano de 2019.

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais