SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Fala Eletronet: Dicas de gestão de pessoas para provedores de internet com Cláudia Gusukuma

Fala Eletronet: Dicas de gestão de pessoas para provedores de internet com Cláudia Gusukuma
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

A alma de uma empresa são os seus funcionários, são eles que gerenciam, executam as atividades, controlam os processos e comandam a empresa. O sucesso de qualquer negócio depende deles, por isso é preciso cuidar e ter uma atenção especial ao desenvolvimento humano dentro de uma organização. A gestão de pessoas é fundamental para a sustentabilidade dos negócios.

Dessa forma, nesta edição do “Fala Eletronet”conversamos com a gestora de Recursos Humanos da Eletronet, Cláudia Gusukuma. Há 13 anos atuando neste setor dentro da Eletronet, Cláudia fala dos desafios enfrentados e dá dicas importantes para os provedores de Internet gerenciar melhor os seus colaboradores.

Fala Eletronet:Qual foi o seu maior desafio até hoje como gestora de RHda Eletronet?

Cláudia Gusukuma: A Eletronet nasceu em 1999 como uma promissora startup na área de Telecom e desde sempre fomos desafiados a fazer desta empresa uma solução para conectar o Brasil de ponta a ponta. Na gestão de pessoas não foi diferente, foram muitas etapas e desafios a serem vencidos, principalmente há alguns anos, onde tínhamos dificuldades de obter recursos financeiros para investir na gestão e dar continuidade ao desenvolvimento e capacitação dos nossos colaboradores, manter equipes motivadas, cuidar do clima organizacional e reter talentos.

Mas pensando em maior desafio no período, posso dizer que a pandemia nos mostrou o que é realmente um desafio para a gestão de pessoas. Fomos praticamente obrigados a nos transformar da noite para o dia, mudamos toda a nossa estrutura de trabalho e nossa rotina, tivemos que nos habituar com o isolamento social, passamos a cuidar da saúde dos colaboradores por meio de orientações sobre a doença Covid-19 e os seus cuidados, disponibilizamos EPIs, viabilizamos transporte para colaboradores que utilizam transporte público e orientamos sobre os mais diversos assuntos. O desafio da Gestão do RH foi manter a produtividade e engajamento de seus colaboradores, mesmo com o distanciamento social. Além disso, realizamos muitas ações enriquecedoras e que trouxeram o engajamento das equipes.  

Fala Eletronet: Quais dicas de gestão de pessoas você daria para o pequeno provedor de internet?

Cláudia Gusukuma: Acredito ser fundamental:

  1. Uma boa gestão de pessoas inicia-se por meio das lideranças e não somente pelo RH.
  2. Realize processos seletivos transparentes, com base no que você realmente busca para sua empresa. Dessa forma contratará colaboradores alinhados com a sua missão e valores.
  3. Ofereça feedbacks individualizados e periódicos, ele ajuda a motivar e corrigir erros por meio de uma gestão mais humanizada.
  4. Mantenha uma boa comunicação, essa integração evita mal-entendidos, facilita o diálogo e permite que as informações estejam sempre disponíveis para todos.
  5. Trabalhe em equipe, procure manter equipes engajadas, oferecendo recursos e ferramentas adequadas ao bom desempenho das atividades.

Fala Eletronet: O reconhecimento dos funcionários é importante para manter a motivação e o engajamento, quais ações você indicaria nesse sentido?

Cláudia Gusukuma: Reconhecimento é uma necessidade psicológica do ser humano. A maioria das pessoas anseiam por serem apreciadas.

Uma ação importante é ter uma política de meritocracia bem estruturada, pois se faz importante na gestão de Recursos Humanos por ser um método que identifica onde estão os melhores talentos e recompensá-los pelo trabalho desenvolvido. A Política constrói uma estrutura forte na gestão e, consequentemente, tem um efeito no crescimento da empresa, aumentando a sua competitividade.

Uma outra ação simples e eficaz é incentivar reuniões de feedback e coaching entre colaborador e gestor.

Outra dica é praticar ações de endomarketing, que valorizam o desempenho do colaborador, por meio de premiações por destaque da área ou destaque do ano, pois, ajudam a motivar e engajar ainda mais colaboradores e equipes.

Fala Eletronet: Com a pandemia, empresas adotaram o homeoffice e suas equipes começaram a sofrer com problemas de estresse e Síndrome de Burnout. Qual dica você daria aos gestores ao lidar com os funcionários no atual cenário?

Cláudia Gusukuma:

  1. Neste momento do isolamento social, precisamos apoiar o colaborador e entender as suas dificuldades, buscar o equilíbrio emocional nos relacionamentos interpessoais, ter autoconsciência e aplicar a inteligência emocional sempre que alguma dificuldade surgir.
  2. Proporcionar conhecimento por meio de palestras e webinars online, abordando assuntos relacionados ao bem-estar, físico e mental.
  3. Buscar apoio junto ao Plano de Saúde para programas de acompanhamento relacionados à saúde mental.

Fala Eletronet: A comunicação interpessoal e entre os setores é essencial para o bom funcionamento da empresa, como a Eletronet tem trabalhado essa comunicação durante o isolamento social?

Cláudia Gusukuma:

  1. Oferecendo boas ferramentas tecnológicas para que seus colaboradores possam dar continuidade as atividades no dia a dia, podendo assim se comunicar com facilidade e executar os trabalhos remotamente.
  2. Proporcionando treinamentos sobre mudanças na maneira de liderar e comunicar nos tempos atuais. Essa é a missão da liderança da Eletronet, ter uma comunicação empática e humanizada junto aos colaboradores e pares.

Veja também: Dicas para gestão de provedores de internet

Gostou da nossa entrevista? Quer mais dicas sobre como se tornar um provedor de sucesso? Baixe gratuitamente nosso ebook ‘Por que os provedores de sucesso estão conectados ao PTT?’.

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais