SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Fala Eletronet: Preciso estar no Ponto de Presença de SP para ter mais qualidade?

Fala Eletronet: Preciso estar no Ponto de Presença de SP para ter mais qualidade
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Neste Fala Eletronet resolvemos trazer uma dúvida muito comum entre os provedores de internet: É necessário estar no Ponto de Presença de São Paulo para ter acesso aos melhores conteúdos e ter uma melhor qualidade de trânsito IP?

Para responder ao questionamento, convidamos o Assistente de Produto da Eletronet, Matheus Domingues, que também explica as diferenças entre o PoP e o PIX, os serviços oferecidos a partir deles e as vantagens de cada um. Confira! 

Fala Eletronet: O que são os Pontos de Presença PoPs e PIX e quais as diferenças entre eles?

Matheus Domingues: Os PoPs são os Pontos de Presença próprios da Eletronet, onde os clientes se conectam de maneira física e passam a ter acesso aos serviços da Eletronet com um nível de disponibilidade e segurança superior. Atualmente disponibilizamos 164 PoPs distribuídos nos 17 mil km da nossa rede. O PoP tem projeto dedicado ao cliente, desde sua concepção inicial, até a entrega final.

Já o PIX (Ponto de Interconexão) é um ponto de troca de tráfego, um local físico, onde diferentes provedores de conteúdo e de acesso se interconectam para poder trocar tráfego entre si. No PIX, o serviço da Eletronet é dividido em duas modalidades: na primeira modalidade, ele é entregue por meio de uma conexão física, no qual o contratante vai utilizar a infraestrutura do PIX Eletronet para se conectar e trocar tráfego com outros provedores de conteúdo. Já na segunda modalidade, o serviço é entregue por meio de uma conexão virtual, uma VLAN dedicada, compartilhando a infraestrutura do PIX onde o serviço é contratado.

O cliente pode já estar conectado ao PIX, em local distinto e distante do PoP Eletronet e por meio da estrutura do PIX do Nic.Br estabelecer a conexão virtual com a Eletronet e passar a utilizar o serviço da Eletronet, com acesso irrestrito e ilimitado de toda a conectividade diferenciada que o serviço permite, alcançando os mais diversos conteúdos, distribuídos pelo Brasil e pelo mundo, com baixas latências e alta disponibilidade.

Fala Eletronet: Quais serviços a Eletronet oferece nos PoPs e PIXs?

Matheus Domingues: A Eletronet tem atualmente em seu portfólio dois serviços principais: O Transporte de Dados, que consiste em uma conexão entre dois pontos distintos da rede Eletronet (obrigatoriamente entre dois POPs ou um POP e um PIX Eletronet), disponível a partir de 500 Mbps e também oferece o Full IP Eletronet, que é o trânsito IP com alta conectividade, conectado aos melhores conteúdos nacionais e internacionais, disponível a partir de 200 Mbps, e ambos são oferecidos para provedores de valor agregado.

Nos PoPs, as duas opções estão disponíveis, entregues em portas físicas e com alta disponibilidade, numa estrutura de extrema confiabilidade que é o PoPEletronet.

Nos PIXs, nós também temos as duas opções, porém para o transporte de dados, a conexão física só é feita se a estrutura do PIX estiver no PoP Eletronet, ou seja, se for PIX Eletronet (São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro e Brasília). Do contrário, a conexão será feita de forma lógica, ou seja, será feito um CIX (Conexão compartilhada do PIX), por meio de VLANs estabelecidas pela conexão física da Eletronet e o PIX desejado. Com relação ao trânsito IP, ele recebe o nome de FullIPixEletronet, e o nosso cliente recebe o Full IP Eletronet, com acesso irrestrito e ilimitado através de uma conexão lógica (VLAN Bilateral) no PIX desejado (como pré-requisito, é necessário que o cliente já esteja conectado ao IX da localidade desejada para receber o serviço).

Fala Eletronet: A localização dos Pontos de Presença faz diferença na qualidade da conexão e na latência da rede?

Matheus Domingues: Todos nós sabemos que os conteúdos mais atrativos estão em São Paulo, mas os pontos de presença da rede Eletronet estão localizados em locais estratégicos, com uma infraestrutura física e lógica que beneficia todos os PoPs, não prejudicando a qualidade da conexão para quem contrata os serviços da Eletronet fora de São Paulo. A Eletronet busca a melhor conexão possível com esses conteúdos mais acessados na sua rede, para que a distribuição deste seja otimizada por todos os pontos de presença, garantindo qualidade na conexão e baixa latência em qualquer ponto da sua rede.

Fala Eletronet: Preciso estar conectado ao Ponto de Presença de SP para ter mais qualidade ou consigo ter acesso aos mesmos conteúdos com a mesma qualidade em um PoP próximo a mim?

Matheus Domingues: Não precisa estar em São Paulo para receber os melhores conteúdos. A Eletronet conta com uma rede própria que leva os conteúdos de São Paulo para todo o Brasil, garantindo qualidade e segurança para quem contrata. Atualmente, 50% dos clientes que contratam o Full IP Eletronet são TOP-10 no ranking do LagReport (League OfLegends), no quesito games, e todos esses clientes recebem o Full IP fora da cidade de São Paulo, sendo uma garantia de qualidade em todos os pontos de presença da rede Eletronet espalhados pelo Brasil.

Fala Eletronet: Quais as vantagens do PIX?

Matheus Domingues: Estar conectado ao PIX traz muitas vantagens a quem se conecta, pois lá estão presentes os maiores provedores de conteúdo, então há a possibilidade de trocar tráfego, estabelecer VLANs bilaterais com esses provedores, realizar peerings, melhorar a sua conectividade, diminuir latência na conexão com os conteúdos, sem contar que o preço dos produtos oferecidos no PIX também é bem menor. Então, quanto mais PIX você está conectado, mais conteúdos são atingidos, maior será o seu Cone de AS e menos custos a sua rede terá para buscar os conteúdos, o que acaba sendo vantajoso para ambos, pois há um crescimento mútuo.

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais