Apesar do alto custo e da ainda difícil implementação, a automação residencial está se tornando cada vez mais realidade. A Samsung é uma das empresas que está tentando diminuir as barreiras deste mercado.
No último mês, a empresa coreana lançou a QDrive, uma máquina que lava e seca que pode ser operada por celular, tablet ou pela TV.
Isto é possível devido a utilização da plataforma SmartThings, que além de ajudar com roupas e programas de TV, também funciona para ar condicionado, geladeira e entre outros equipamentos.
Geladeira e máquina de lavar e secar devem chegar ao Brasil em breve. O preço sugerido pelos equipamentos inicia em R$ 5 mil. A edição mais recente da pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostrou que, entre os usuários de internet no Brasil, 22% têm televisores conectados.
Porém, o celular deve ser a principal central de controle da casa inteligente, à frente do televisor e do tablet. No smartphone, é possível usar a assistente de voz Bixby para acessar a máquina de lavar.
De acordo com pesquisa do IDC, o mercado residencial de IoT deve atingir US$ 612 milhões no Brasil. Cerca de 4% das residências possuem algum dispositivo conectado, como câmeras e ar condicionado.