SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Link dedicado vs link banda larga: como saber qual é o melhor para o meu provedor?

Banner ilustrando link dedicado vs link banda larga
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Link dedicado vs link banda larga: quem ganha essa disputa? O link dedicado é conhecido por oferecer alta velocidade – mas será que ele é a melhor opção para o seu provedor? Dependendo de alguns fatores, o link banda larga pode ser melhor para seu negócio. 

Continue acompanhando o artigo e saiba mais sobre o assunto!

O que é a internet de link dedicado?

O link dedicado é um tipo de rede de internet que usa uma conexão exclusiva, ou seja, há uma ligação direta entre a central de distribuição e o ponto final de acesso, sem passar por terceiros. 

Por conta disso, o link dedicado oferece alta velocidade, pode ser compartilhado, não tem limite no número de conexões, conta com 99,9% de SLA (Service Level Agreement, que pode ser traduzido como Garantia de Nível de Serviço), não sofre interferências na rede e o link é simétrico, isto é, as velocidades de upload e download são iguais.

A instalação do link dedicado costuma demorar mais e ser mais cara do que a da rede banda larga, já que é preciso desenvolver um projeto para que a fibra saia da central e chegue diretamente ao ponto final de acesso.

O que é internet banda larga?

A internet banda larga é um tipo de rede de internet na qual o sinal é compartilhado entre diversos usuários. Em decorrência disso, a velocidade da internet pode sofrer variações, principalmente em horários de pico de acesso.

Diferentemente do link dedicado, a velocidade do upload costuma ser mais baixa do que a do download na conexão banda larga, mesmo que seja utilizada fibra óptica para transmitir o sinal. 

Para que os usuários não tenham o acesso à rede comprometido, o número de conexões é limitado pela operadora e, geralmente, consta no contrato desse tipo de conexão que o link não pode ser compartilhado.

Como não se exige o desenvolvimento de um amplo projeto para que a fibra óptica chegue até o ponto final de acesso, a instalação costuma ser mais rápida e com valor mais acessível.

Link dedicado vs link banda larga: qual é a melhor opção?

Sem sombra de dúvidas, a melhor opção para os provedores de serviços de internet é o link dedicado, já que não é possível revender a banda larga para outros usuários. Isso porque seu uso é único e exclusivo do contratante.

Por conta de suas características, a banda larga é indicada para uso residencial e corporativo, apenas quando se trata de uma empresa de pequeno porte. Se você está abrindo seu provedor de internet agora, o link dedicado é a alternativa mais adequada.

Agora que você já sabe que no embate entre link dedicado vs link banda larga quem vence é a primeira opção, conheça o serviço de link dedicado da Eletronet, empresa de transporte de dados que conta com uma rede nacional de fibra óptica com mais de 17.000 km distribuídos em 18 estados do Brasil.

Nossa infraestrutura é composta por cabos ópticos OPGW vinculados às linhas de transmissão de energia elétrica, garantindo baixo índice de falhas e alta disponibilidade de rede. 

Portanto, se você busca por link dedicado para provedor, conte com a Eletronet e ofereça sinal de alta disponibilidade, velocidade e segurança aos seus clientes!

Confira também: Rede neutra

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais