Nesta terça-feira foi realizado o IX Fórum 12 – Encontro dos Sistemas Autônomos da Internet no Brasil, evento que integra a programação da VIII Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil, realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
O NIC.br aproveitou a ocasião para lançar a publicação “Endereços IP e ASNs – Alocação para Provedores Internet”, o primeiro de uma série de Fascículos sobre a Infraestrutura da Internet.
Em formato de “perguntas e respostas”, o objetivo da publicação é explicar conceitos sobre endereços IP e Números de Sistemas Autônomos (ASNs, Autonomous System Numbers). Além disso, os provedores encontram informações sobre como é o processo para obtenção do ASN, documentos exigidos, importância, custos associados, entre outras questões. O tema ganha uma relevância ainda maior frente ao cenário de esgotamento do IPv4 que deve acabar em breve.
A publicação destaca as vantagens de se tornar um Sistema Autônomo, destacando a quantidade maior de fornecedores de trânsito diferentes, o que melhora sua redundância, além da possível realização de acordos de troca de tráfego (peering) com outros Sistemas Autônomos e participar de Pontos de Troca de Tráfego Internet (PTTs) ou Internet Exchanges (IXs ou IXPs).
Já os provedores Internet que já são Sistemas Autônomos encontram informações sobre como é feita a distribuição e a recuperação de blocos IP, políticas que regem essa distribuição, e políticas de participação do processo de definição de suas regras.
A publicação “Endereços IP e ASNs – Alocação para Provedores Internet” está disponível gratuitamente para download no endereço: https://nic.br/publicacao/fasciculos-sobre-a-infraestrutura-da-internet-enderecos-ip-e-asns-alocacao-para-provedores-internet/.