Ter um fornecimento de internet de qualidade e com força é uma questão que costuma estar entre as prioridades dos provedores, de modo que utilizar os equipamentos adequados para esse objetivo é fundamental.
Para isso, podemos contar com a OLT stand alone, que tem grande capacidade de banda sem precisar de muito espaço. Mas o que exatamente é OLT?
Confira o que é, quais seus diferenciais e entenda quando seu uso é indicado. Leia o conteúdo até o final e descubra!
O que é OLT?
A Optical Line Terminal (OLT) é um equipamento que administra e gera o sistema de redes GPON. Para tal, ela concentra o fluxo de serviços e dados e, depois, distribui o sinal óptico até as ONUs e ONTs.
Além disso, esse equipamento precisa ser instalado na saída de acesso ou na parte da borda da rede para que entregue os serviços de acesso à rede IP.
A OLT é considerada importante nas redes FTTx, pois é indispensável para o funcionamento de um provedor de internet.
Quais são os modelos de OLT?
Existem dois tipos de OLT, sendo cada um indicado para uma finalidade diferente. Os dois tipos são:
- OLT stand alone: nesse modelo, também chamado “pizza box”, a instalação é descentralizada;
- OLT chassi: nesse modelo, a instalação é centralizada, sendo possível colocar várias placas conforme os clientes vão aumentando, ou seja, sem necessidade de trocar o equipamento, pois todas as placas podem estar no mesmo.
Quais os diferenciais da OLT stand alone?
Um dos diferenciais é que o tipo stand alone tem até 16 portas, e cada uma delas tem a capacidade de gerenciar, no máximo, 2048 ONUs usuários finais.
Além disso, é um modelo que exige pouco espaço para instalação, bem como oferece uma certa segurança adicional, uma vez que o provedor pode ter vários equipamentos como esse instalados separadamente para aumentar a capacidade. Por isso, em caso de problemas, os impactos são reduzidos.
Quando seu uso é indicado?
O uso de uma OLT stand alone é recomendado, principalmente, para provedores que atendam a assinantes em pequena escala, isso porque, como visto acima, não consegue comportar muitos assinantes finais.
Sendo assim, esse modelo de equipamento é ideal para provedores que preferem investir em rede descentralizada. No caso de crescimento no número de clientes, o provedor pode ampliar a capacidade instalando outros equipamentos individuais do mesmo modelo.
Nesse sentido, é comum que empresas que planejam crescimento já optem por utilizar esse modelo, pois sabem que não terão grandes desafios para expandir o atendimento com o modelo de tamanho compacto. Em geral, essa opção ocupa apenas uma unidade de rack, isto é, 1U.
Portanto a OLT tem grande importância para o setor de provedores de internet, sendo fundamental conhecer um pouco mais para saber como escolher o modelo ideal para cada situação.
Conte com a Eletronet, uma fornecedora de rede estável e de alta velocidade para provedores de internet e conheça os serviços que ela oferece, como o link dedicado para provedores de internet.