SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Os Benefícios da adoção do DevOps na Telecom

Os Benefícios da adoção do DevOps na Telecom
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

O termo DevOps une as palavras desenvolvimento e operações revelando o propósito dessa cultura de entregar software e operações de TI (implantação e integração) com base em metodologia e princípios Agile. A cultura DevOps está ligada à automação de processos, de desenvolvimento e de infraestrutura, com foco em entregas mais rápidas e contínuas em ciclos menores de desenvolvimento.

Em suma, o DevOps tem como princípios a automação, a entrega contínua e reação rápida ao feedback, que são embasados pelo modelo CAMS: Cultura (Culture), Automação (Automation), Medição (Measurement) e Compartilhamento (Share).A adesão a esses princípios envolve uma série de práticas que incluem entrega contínua, implantações frequentes, automação de QA, validação rápida de ideias e colaboração em equipe.

Benefícios do DevOps

O profissional de DevOps faz a ponte entre o setor de desenvolvimento e o de infraestrutura e operações, diminuindo os riscos de falhas nos projetos e garantindo a qualidade das operações a medida que tarefas repetitivas são automatizadas, permitindo que as equipes possam se concentrar em outras tarefas. Entre os benefícios do DevOps podemos citar:

  1. Equipes mais produtivas e mais engajadas.
  2. Entrega mais rápida de software de qualidade por meio de lançamento, implantação, teste e monitoramento contínuos.
  3. Melhor aproveitamento de recursos e processos
  4. Menos complexidade para gerenciar e resolução mais rápida de problemas.

Por que adotar DevOps na Telecom

À medida que o DevOps otimiza a entrega e qualidade dos serviços, ele se torna um diferencial competitivo nas empresas. Sendo assim, está sendo cada vez mais adotado em diversos segmentos, como é o caso do setor de telecomunicações, onde a adoção do DevOps tem auxiliado nos serviços de implantação e integração das aplicações e infraestrutura, tem melhorado os ambientes de teste, bem como, auxiliado nos processos de configurações das redes, que estão cada vez mais virtualizadas.

Por fim, devemos considerar as mudanças que estão por vir com a nova geração de infraestrutura de redes 5G, a partir da qual espera-se uma maior virtualização e serviços em nuvem, além de uma demanda maior para implantar e configurar rapidamente infraestrutura de redes, fazendo com que o DevOps se torne uma peça chave.

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais