SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Por que o provisionamento remoto é importante?

Provedores realizando provisionamento remoto de redes PON
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Para provedores de internet, oferecer serviços ágeis e otimizados é fundamental para a satisfação do cliente, principalmente, em relação às solicitações de instalação ou algum tipo de manutenção.

Para isso existe o provisionamento remoto, que permite o crescimento do provedor e um atendimento mais eficiente. Mas você sabe no que consiste e qual sua importância?

Para entender melhor esse tema, acompanhe o artigo que preparamos e confira as principais informações sobre provisionamento remoto!

O que é provisionamento remoto?

O provisionamento remoto é o termo dado à adaptação ou à implantação de determinado serviço para um usuário. A palavra provisionamento significa instalação ou configuração, de modo que o provisionamento remoto ocorre quando o provedor de internet realiza esse serviço remotamente, ou seja, sem necessidade de ir aonde o cliente está.

É por meio do provisionamento remoto que o provedor oferece suporte ao cliente de uma forma mais simples, pois basta ter acesso ao endereço IP para que o trabalho possa ser realizado à distância, desde que a configuração seja feita corretamente.

Qual a importância do provisionamento remoto?

O provisionamento remoto representa mais agilidade nos serviços prestados pelo provedor, sendo uma forma de otimizar o relacionamento com os clientes e facilitar a realização de serviços de adaptação e implantação.

A importância do provisionamento remoto é enorme, uma vez que oferece um suporte maior ao cliente, bem como a possibilidade de crescimento para o provedor, que consegue resolver um maior número de solicitações sem precisar deslocar equipes.

Com isso, tanto o provedor quanto o cliente saem ganhando, pois a solicitação é concluída em menos tempo e com menor gasto, evitando filas de espera e clientes insatisfeitos. O resultado, portanto, é muito positivo para todos, sendo um recurso de grande importância e relevância para o setor.

Existem diferenças entre o provisionamento remoto para redes EPON e GPON?

Sim, como são duas tecnologias diferentes, a forma de fazer o provisionamento remoto se difere. Nas redes EPON, a configuração costuma ser mais amigável, e a interface é mais intuitiva. Já a GPON exige um conhecimento um pouco maior por parte do profissional, sendo que muitas vezes a interface gráfica não é tão facilitada.

É possível que o provedor trabalhe com as duas, porém, se ele for migrar da EPON para a GPON, é necessário configurar a OLT, criar parâmetros, configurar a ONU e acessar o equipamento, tudo isso seguindo diversos passos que passam por linhas de comando mais complexas.

Essa troca é comum de acontecer quando o provedor está em crescimento, já que a tecnologia EPON atende ao número mínimo de 128 clientes, e a GPON tem maior capacidade, com mínimo de 1024 clientes.

Portanto, seja na troca ou no uso concomitante das duas tecnologias, é essencial que os profissionais tenham qualificação técnica para conseguir realizar o provisionamento remotamente e, assim, otimizar o atendimento como um todo.

Com as informações trazidas até aqui, fica clara a enorme importância que esse tipo de provisionamento tem para o segmento de provedores de internet, significando expansão e melhoria na qualidade da prestação do serviço.

Você já conhece os serviços que a Eletronet oferece enquanto fornecedora de rede estável de alta velocidade para provedores de internet? Visite o site e confira o serviço de link dedicado para provedores e muitos outros!

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais