SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Qual a Relação da Transmissão de Energia Elétrica e o Cabo OPGW?

Rede OPGW
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

A Eletronet está presente em 18 estados brasileiros utilizando a infraestrutura das torres de transmissão de energia elétrica. Entretanto, os cabos de alta tensão não são os responsáveis pela transmissão de dados, parte fundamental para o acesso à internet. Neste texto você vai entender um pouco mais como isso funciona.

As subestações de energia são responsáveis pela distribuição da energia elétrica. A eletricidade antes de alcançar as residências percorre um sistema de transmissão que começa nas usinas e passa por subestações espalhadas pelo país. Os transformadores nesta parte do processo fazem o aumento ou a diminuição da tensão.

Uma vez que a energia elétrica chega a praticamente todos os cantos do Brasil e até mesmo do mundo, percorrendo longas distâncias e atravessando obstáculos como, por exemplo, montanhas e rios, as transmissoras de energia elétrica, por meio das torres da alta tensão, encontraram um meio prático de instalar uma rede de fibra óptica aproveitando assim esta infraestrutura.

Desta forma, os cabos de alta tensão fazem somente o papel de condução de energia entre as subestações. A transmissão de dados, voz e imagem em alta velocidade são conduzidas pelas fibras que estão no núcleo do cabo para raio, o OPGW, que você pode ler mais sobre em: “Você sabe o que é um cabo OPGW e como a Eletronet transporta dados por meio dele?”.

O cabo OPGW, Optical Ground Wire – Cabo Óptico de Guarda (Terra), é instalado na parte mais alta das torres de transmissão de energia, sua principal função é de atender às necessidades de proteção elétrica, como um para raio, suportando surtos e descargas atmosféricas e também tendo a finalidade de ser o meio físico para a transmissão de dados uma vez que ele é composto de fibra óptica em seu interior. Conforme imagem abaixo:

Subestações e Cabo OPGW

Já as empresas de telecomunicações móveis, neste processo de transmissão de dados, utilizam-se da radiofrequência. Basicamente trata-se de um sistema de transmissão que utiliza ondas de radiofrequência, como os walkie-talkies.

A rede de telefonia celular divide uma área geográfica em segmentos chamados de “células”, cada célula possui uma estação que é formada por antenas com receptores, emissores de sinal e ligada a uma central telefônica, assim como o processo de transmissão de dados por meio da fibra óptica.

Quando há interligações a longa distância (entre cidades e grandes centros), as empresas de telefonia móvel podem utilizar-se de outros sistemas de transmissão de dados, como os cabos OPGW, você pode entender melhor como a internet viaja lendo nosso artigo: “Cabos OPGW: a internet viajando pelos fios de alta tensão”

Atualmente, o cabo OPGW é considerado o melhor e mais seguro meio de transmissão de dados, voz e imagem do mercado por apresentar baixíssimos índices de falha, degradação e demais agentes que possam comprometer serviços de telecomunicações. A rede Eletronet utiliza 96% de cabos OPGW o que a torna a empresa com o melhor backbone do país.

Autor: Herivelto Lemos Macedo, Gerente de Engenharia. 

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais