SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Quer saber como abrir uma empresa de internet? Confira estas dicas!

Homem realizando estudos em seu tablet como abrir uma empresa de internet
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Quem deseja abrir uma empresa de internet deve conhecer um pouco mais sobre esse mercado com o objetivo de saber quais são os principais passos e pontos para prestar atenção. Afinal, é um mercado em expansão, mas que requer conhecimento.

Apenas entre 2017 e 2018, os provedores de internet cresceram quase 50%, é o que aponta a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além disso, em 2020, o Brasil atingiu a marca de 152 milhões de usuários, segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Sendo assim, esse é um mercado realmente promissor e em constante crescimento. Por isso, neste artigo, serão abordadas dicas importantes de como montar um provedor de internet, além de passos que servirão como norte para quem busca ingressar no mercado.

Confira logo abaixo e adquira mais conhecimento na área!

Como montar um provedor de internet em 7 passos

1. Análise de região

Para saber como abrir uma empresa de internet, o primeiro passo é fazer uma análise da região. Esse ponto é fundamental pois, assim, é possível saber se a área escolhida tem potencial comercialmente.

A área precisa ser favorável climaticamente, ou seja, não pode ter muitos pontos elevados, como montanhas, e o terreno precisa ser estudado, para saber se é plano ou acidentado. Todas essas questões têm direta influência na hora de receber o sinal de internet.

2. Infraestrutura

O segundo passo é pensar, estudar e planejar a infraestrutura. São necessários diversos equipamentos e componentes, bem como os cabeamentos do local precisam ter sido aprovados pela concessionária de telefonia responsável pela região escolhida.

3. Logística

A logística também é um dos passos fundamentais, tanto do ponto de vista técnico quanto de crescimento. Tecnicamente, é importante verificar se existem torres e antenas na região para o caso de provedor que oferecerá wireless e analisar aluguéis de postes para fibra ótica.

Na parte de crescimento, a logística envolve estratégias de expansão da empresa, com foco em marketing. Como os clientes serão fidelizados, como será efetuada a comunicação, como conquistar clientes e outras questões precisam ser pensadas.

4. Licenças da Anatel

De acordo com a Lei Geral de Telecomunicações, esse tipo de atividade não pode ser exercida sem licença ou, no mínimo, aval da Anatel, que é a agência reguladora. Nesse sentido, a licença é do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) e obrigatória para empresa que trabalhe com radiofrequência licenciada e tenha mais de 5 mil assinantes.

Para obter a licença, o custo é de aproximadamente R$ 9 mil. Porém, para os provedores com menos de 5 mil assinantes, o valor não é cobrado, e a licença é dispensada, sendo necessário apenas o aval.

5. Equipamentos

Um passo indispensável sobre como abrir uma empresa de internet é a questão de comprar os equipamentos. Para isso, é indicado que todos os detalhes sejam vistos antes, como licença, análise de região e tudo mais que for de planejamento.

Enquanto isso, analisar as opções do mercado é importante para encontrar o melhor investimento quando chegar o momento.

Entre os itens necessários, estão:

  • Roteador;
  • Servidor PPoE;
  • Distribuidor interno ótico;
  • Switches de agregação;
  • Terminal de linha ótica;
  • Caixa de emenda ótica;
  • Splitters.

6. Taxas sobre serviço

Além da taxa para obter a licença nos casos já especificados, ainda há a taxa sobre serviço, do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST). Ela é obrigatória a todas as empresas de serviços de telecomunicações, até mesmo as que têm dispensa de licença.

A contribuição é de 1% sobre o valor da receita operacional bruta e, de acordo com a legislação vigente, compulsória para todas as empresas de SCM.

Claro que, além disso, tem toda a parte de tributações e regime tributário, que deve ser analisada para que o melhor enquadramento seja encontrado.

7. Atendimento

Por fim, o atendimento deve estar entre as prioridades da empresa. Esse passo é importante para fornecer um serviço de qualidade ao cliente. Os funcionários devem ser treinados, e os processos de comunicação devem satisfazer a necessidade do usuário.

Conclusão

Dessa forma, para quem está pensando em como abrir uma empresa de internet e já sabe que o segmento está em alta, prestar atenção nos pontos apresentados aqui é fundamental. Afinal, eles também servem como dicas em relação ao que fazer para encontrar o melhor caminho.

Além disso, para provedores já licenciados e de maior porte, uma dica é contar com os serviços de trânsito IP e transporte de dados que a Eletronet disponibiliza.

Quer saber mais detalhes sobre os serviços da Eletronet? Continue em nosso site e confira!

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais