SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Streaming como estratégia: impulsionando o crescimento dos ISPs

enda como oferecer serviços de streaming pode ajudar a reduzir o churn de clientes e impulsionar o crescimento de pequenos e médios ISPs.
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Em um mercado cada vez mais acirrado, onde a guerra de preços é intensa e novos pacotes de conexão são apresentados ao público quase que diariamente, a oferta de streamings como serviço agregado pode ser a estratégia ideal para provedores de internet que desejam atrair e reter clientes. 

À medida que a demanda por conteúdo personalizado continua a crescer, os ISPs que apostarem nessa tendência serão capazes de desenvolver potencial competitivo, aumentar sua base de clientes e ainda eliminar problemas comuns – principalmente o churn.   

Os números não mentem, esse realmente é um mercado promissor. Dados da consultoria Comscore revelam que os brasileiros mantêm, em média, a assinatura de oito serviços de streaming.  E uma pesquisa mostra que o número de assinantes de plataformas de streaming na América Latina cresceu 72% em 2023. 

Como toda estratégia, sua adoção traz benefícios e desafios que vamos explorar juntos hoje, no blog da Eletronet

O que é Streaming?  

Streaming nada mais é que a transmissão contínua de conteúdo multimídia através da internet. Por exemplo, ao invés de baixar um arquivo inteiro antes de assistir, o usuário pode começar a assisti-lo e ouvi-lo quase imediatamente enquanto o restante do arquivo continua a ser transmitido. E tudo isso sob demanda e com assinatura mensal ou anual, num modelo que revolucionou a forma como consumimos conteúdo.  

Entre as plataformas de streaming mais populares atualmente, podemos citar Netflix, GloboPlay, Spotify, Amazon Prime Video e Disney+. Seus assinantes, em sua maioria, são pessoas mais jovens e antenadas em tecnologia que passam pelo menos 3,5 em frente às telas e exigem conexão estável e velocidade para assistir filmes, séries e programas quando e onde quiserem. 

Por que ISPs devem apostar em streaming como serviço? 

Além de priorizar conexão de qualidade, hoje, os usuários buscam acesso a um amplo leque de conteúdo. Com cada vez mais aparelhos e pacotes por assinatura disponíveis, eles priorizam ofertas integradas e que sejam capazes de otimizar seu dia a dia. Por isso, buscam por provedores que entreguem mais de um serviço em uma única proposta.   

Do ponto de vista dos negócios, essa é uma oportunidade e tanto para agregar valor ao portfólio e ficar à frente da concorrência, algo que o setor de telecomunicações já percebeu faz um tempo.  

A inclusão de assinaturas de streaming junto a pacotes de conexão ajuda a: 

  • Aumentar a satisfação dos clientes: quando recebem mais valor pelo mesmo preço, eles se tornam menos propensos a mudar para um concorrente.  
  • Aumentar o ticket médio do serviço: com lançamentos semanais nas plataformas de streaming, os clientes se mantêm online por mais tempo e consomem mais internet, o que os torna mais propensos a investir em pacotes melhores e, logo, aumentar o ticket médio do serviço. 
  • Elevar a qualidade do suporte ao cliente: consumindo conteúdo por mais tempo, esse tipo de usuário exige mais atenção e cuidado da parte dos provedores de internet, o que faz com que o investimento na área de suporte ao cliente seja aprimorado.  

Fim do churn e outros benefícios da oferta de streamings para ISPs 

A médio e longo prazo, a união entre empresas de streaming e provedores de internet para promover a distribuição de conteúdo pode trazer benefícios para os negócios e ajudar a resolver antigos desafios como o churn rate alto.  

Conhecido como taxa de rotatividade dos clientes de provedores de internet (ISP), ou seja, o índice que avalia a quantidade de clientes que cancela o serviço de determinado provedor, esse problema tem um impacto grande na rentabilidade das empresas. 

E apesar de dicas como investimento em uma conexão de qualidade, coleta feedbacks sobre o motivo do cancelamento e realização de treinamentos com a equipe de atendimento, ele continua gerando dor de cabeça.  

Como medida estratégica para diminuí-lo significativamente, a oferta de streamings é indicada, pois é sinônimo de facilidade para os clientes e é capaz de aumentar sua satisfação e o nível de recomendação para amigos e familiares.  

Hoje, inclusive, já existem casos de empresas de telecomunicação que oferecem assinaturas de plataformas de conteúdo como um tipo de brinde para clientes que contratarem pacotes maiores e por mais tempo. 

Vale lembrar que além de diminuir o churn rate, a oferta de streaming é capaz de: 

  • Aumentar a base de clientes; 
  • Diminuir a carga tributária de pequenos ISPs; 
  • Preservar o fluxo de caixa do negócio; 
  • Fomentar a criação de parcerias estratégicas com grandes players do mercado; 

Desafios que não podem ser ignorados na implementação de pacotes de streaming por pequenos e médios ISPs  

Apesar dos benefícios, a implementação de pacotes de streaming pode ser desafiadora. E alguns dos principais obstáculos para seu sucesso podem incluir:  

Atualização de infraestrutura: para lidar com o aumento no tráfego de dados, alguns ISPs devem investir em upgrades de rede, pois conteúdos em alta definição exigem latência mínima, segurança redobrada e experiências de alta qualidade.  

Gerenciamento de serviços: para integrar e gerenciar múltiplos serviços sem complexidade, outros ISPs devem investir em ferramentas de gerenciamento e em treinamentos para simplificar o processo adaptação dos colaboradores e assegurar um atendimento excelente aos clientes. 

Compreensão do perfil do consumidor: Em muitos casos, o assinante não é quem consome o streaming dentro de casa. Ou seja, antes de fechar acordos com as empresas responsáveis por esse conteúdo, os ISPs devem entender o perfil do seu consumidor e promover uma aproximação. 

Precificação: Como uma parte do público ainda enxerga a oferta desse serviço como um gasto a mais na fatura, é importante entender até onde vai à capacidade de pagamento dele. Quanto mais serviços você adiciona ao pacote, mais caro ele fica. Então, dependendo do perfil do seu cliente, o ideal é começar com ofertas mais simples.    

O que reserva o futuro para os ISPs?  

A evolução tecnológica e a implementação de redes como 5G deve abrir ainda mais portas para ISPs que desejam oferecer streamings e outros serviços para os clientes.  

Por isso, é importante contar com um parceiro como Eletronet para garantir a qualidade do transporte de dados e do trânsito IP! Oferecemos serviços de alta velocidade a longa distância para provedores de internet, levando conectividade e informação.   

Nossa infraestrutura robusta ajuda pequenos e médios ISPs a oferecer serviços de forma eficiente, impulsionando seu crescimento e sucesso no mercado a partir de estratégias como a que compartilhamos hoje.  

Entre em contato conosco e solicite a sua proposta!   

Assine nossa Newsletter

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais