Parece mentira, mas 223 milhões de brasileiros tiveram os seus dados vazados em 2021, o número ultrapassa a população do país porque também inclui dados de falecidos. E ao contrário do que você possa imaginar, a quantidade de informações que foram expostas é enorme, vão desde informações pessoais, como nome, CPF, número de celular, perfil de consumo, até informações financeiras, como score de crédito e salário.
Ainda não se sabe quem foi o responsável pelo vazamento, mas a Polícia Federal está investigando o crime. Nesse momento você deve estar se perguntando o que fazer para proteger seus dados.A verdade é que não há muito o que fazer, eles já foram expostos, o que resta é aumentar os cuidados para não cair em golpes e fraudes que devem aumentar significativamente após esse episódio.
Como saber quais dadosforam vazados?
Alguns sites foram criados para saber se seus dados foram vazados e quais das suas informações foram expostas. O primeiro site criado foi o Fui Vazado, mas ele está com problemas para permanecer online. Outro site que disponibiliza essa informação, a partir do número do CPF, pode ser acessado aqui.
O que fazer para não cair em fraudes?
Devemos ainda redobrar os cuidados para não cair em fraudes e golpes digitais, afinal, a informação de todos pode estar na mão de cibercriminosos. Aqui vai uma lista:
Cuidado com mensagens
Muito cuidado com as mensagens por SMS, email e WhatsApp. Não acredite em promoções e não clique em links de mensagens suspeitas. Os cibercriminosos costumam aproveitar temas que estão em tendência para fazer o ataque, na pandemia foram utilizadas mensagens sobre auxílio emergencial e doações. Não forneça seus dados sem ter certeza para quem está enviando, e na dúvida, consulte sempre os sites oficiais. Preste muita atenção nos links, não abra mensagens com terminações estranhas.
Senhas Seguras
Reforce suas senhas de bancos e redes sociais e, sempre que possível, ative a autenticação de dois fatores para redes sociais e e-mails. Esses procedimentos dificultam os golpes.
Não repasse informações por telefone
A menos que você tenha entrado em contato com a instituição, não repasse suas informações por telefone. Se for o caso, desligue e diga que irá retornar depois, retorne a ligação para o número que você costuma ligar, ou verifique as informações corretas por meio do site oficial da instituição.
O que fazer se usarem meus dados?
Se os seus dados forem fraudados, você deve entrar em contato com a instituição em questão informando que não reconhece o procedimento adotado e registrar um boletim de ocorrência na delegacia virtual do seu estado. Fique ligado no nosso blog para mais dicas sobre proteção contra ciberataques e dicas de segurança na rede.