Como se tornar um Provedor de Internet

Como se tornar um Provedor de Internet
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

A demanda por internet Banda Larga no Brasil já estava em crescimento mesmo antes do cenário atual, agora a necessidade de uma boa conexão é ainda mais notável e a perspectiva é de que a rede cresça cada vez mais. Por isso, separamos algumas dicas para quem deseja investir nesse setor e se tornar um Provedor de Serviços de Internet (ISP).

  1. Análise de Mercado

Antes de investir em um novo negócio e até mesmo na hora de expandir é preciso fazer uma análise de mercado. Mesmo em um setor em crescimento constante como o de telecomunicações é prudente fazer uma análise minuciosa sobre a região que você deseja investir e a concorrência. Essa análise pode ser feita com ajuda de ferramentas de alta tecnologia. Na Eletronet utilizamos e disponibilizamos gratuitamente aos nossos clientes a ferramenta de Geomarketing, Cognatis.

  1. Licenciamento

O próximo passo após a análise de mercado seria providenciar uma licença de Serviço de Comunicação Multimídia. Essa licença só é concedida para empresas, sendo necessário providenciar a documentação de Pessoa Jurídica. A licença é obtida junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com valores dependendo do tamanho do provedor.

  1. Espaço Físico

Para prover uma rede é necessário investir em infraestrutura e manter instalações adequadaspara comportar os datacenters do seu provedor. Será necessário um local para rotear cabos e comportar unidades UPS (Fonte de alimentação ininterrupta ou no-break), HVAC (refrigeção), além de sistemas contra incêndio.

  1. Equipamentos

Obter equipamentos que operam em boa capacidade para realizar demandas em nível corporativo. Computadores, switches e roteadores de qualidade irão compor o backbone da rede e garantirão o bom desempenho do ISP.

  1. Acordo de tráfego

O ISP precisa ter sua própria conexão à Internet através do acordo de troca de tráfego. Por isso, é importante uma parceria entre dois ou mais provedores de acesso para garantir a conectividade e a confiabilidade do serviço.

  1. Linhas

Fibras ópticas de alta velocidade são a melhor forma de obter a conexão do provedor upstream com a rede de telecomunicação local.A transmissão de dados via fibra óptica OPGW entrega alta capacidade com serviço estável e confiável entre grandes centros econômicos.

Se tornar um Provedor de Internet é um desafio que exige análise de mercado, planejamento e um bom investimento inicial, mas em geral é um mercado em expansão constante, com bastante demanda e que vale a pena investir.

Quer saber mais sobre o Mundo dos Provedores de Internet ?

Assine nossa Newsletter e Receba novidades exclusivas!

Comentários