SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

O que você precisa saber para se Tornar um Provedor de Internet

Como se tornar um provedor de internet
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Como se Tornar um Provedor de InternetAbrir um provedor de Internet no Brasil não é uma tarefa fácil. Alguns processos e passos precisam estar bem alinhados para que o resultado esperado seja alcançado. A Eletronet separou alguns pontos vitais para te ajudar a entender como se tornar um provedor de internet.

A primeira etapa é o licenciamento para oferecer um Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). É necessário obter um CNPJ e requisitá-la junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Porém, dependendo do tamanho do provedor, você é dispensado desta autorização, clique aqui para entender como obter a licença SCM.

Outro detalhe importante para o novo ISP é um acordo de tráfego. O provedor de internet precisa ter sua própria conexão à Internet através do acordo de troca de tráfego. Por isso, faça parcerias entre dois ou mais provedores de acesso para garantir conectividade e confiabilidade do serviço. Deixemos então a parte burocrática de lado e coloquemos a mão na massa. O primeiro passo é um espaço físico adequado. Invista em instalações adequadas para comportar data centers do seu provedor. Será necessário um local para rotear cabos e comportar unidades UPS, HVAC, além de geradores de energia.

Na hora de equipar sua equipe de funcionários que cuidará da parte de instalação e manutenção das linhas, também é importante escolher com cuidado os equipamentos. Prefira computadores, switches e roteadores de qualidade para compor seu backbone para garantir um bom desempenho e consequentemente um bom serviço a ser ofertado ao seu cliente. Vale lembrar a importância de fibras ópticas de alta qualidade para obter conexão do provedor upstream com a rede de telecomunicação local.

Um passo fora da parte técnica também é muito significativo para o sucesso de um novo provedor de internet, realize pesquisas de mercado e faça um bom planejamento estratégico.. Busque consultorias, converse com provedores de acesso já existentes, defina o seu público alvo e entenda quais são as necessidades e demandas dos seus futuros clientes, após isso, crie um cenário de como funcionará o serviço na sua cidade. Um plano de negócio bem definido é o início de um caminho de sucesso. Você também pode se preparar planejando a gestão do mercado, veja este artigo com algumas dicas para os ISPs que já estão em atuação.

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais