Abrir um provedor de Internet no Brasil não é uma tarefa fácil. Alguns processos e passos precisam estar bem alinhados para que o resultado esperado seja alcançado. A Eletronet separou alguns pontos vitais para te ajudar a entender como se tornar um provedor de internet.
A primeira etapa é o licenciamento para oferecer um Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). É necessário obter um CNPJ e requisitá-la junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Porém, dependendo do tamanho do provedor, você é dispensado desta autorização, clique aqui para entender como obter a licença SCM.
Outro detalhe importante para o novo ISP é um acordo de tráfego. O provedor de internet precisa ter sua própria conexão à Internet através do acordo de troca de tráfego. Por isso, faça parcerias entre dois ou mais provedores de acesso para garantir conectividade e confiabilidade do serviço. Deixemos então a parte burocrática de lado e coloquemos a mão na massa. O primeiro passo é um espaço físico adequado. Invista em instalações adequadas para comportar data centers do seu provedor. Será necessário um local para rotear cabos e comportar unidades UPS, HVAC, além de geradores de energia.
Na hora de equipar sua equipe de funcionários que cuidará da parte de instalação e manutenção das linhas, também é importante escolher com cuidado os equipamentos. Prefira computadores, switches e roteadores de qualidade para compor seu backbone para garantir um bom desempenho e consequentemente um bom serviço a ser ofertado ao seu cliente. Vale lembrar a importância de fibras ópticas de alta qualidade para obter conexão do provedor upstream com a rede de telecomunicação local.
Um passo fora da parte técnica também é muito significativo para o sucesso de um novo provedor de internet, realize pesquisas de mercado e faça um bom planejamento estratégico.. Busque consultorias, converse com provedores de acesso já existentes, defina o seu público alvo e entenda quais são as necessidades e demandas dos seus futuros clientes, após isso, crie um cenário de como funcionará o serviço na sua cidade. Um plano de negócio bem definido é o início de um caminho de sucesso. Você também pode se preparar planejando a gestão do mercado, veja este artigo com algumas dicas para os ISPs que já estão em atuação.