SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

A relação entre ISPs e IPTV: como fidelizar clientes de um provedor de internet

Sabe como uma IPTV pode ajudar sua empresa a fidelizar clientes? A gente te conta!
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

É cada vez maior a oferta de IPTV (Internet Protocol Television, que é a transmissão de sinal de TV via protocolo internet) por parte de ISPs (Internet Service Provider, ou Provedor de Serviço de Internet) por todo Brasil.

A grande adoção atual por parte dos clientes, anos atrás, era vista com certa insegurança, porém o grande investimento e o interesse dos provedores de internet em alavancar o serviço fez com que o panorama mudasse, inclusive atraindo grandes operadoras.

A mudança estrutural que precisou ser feita pelos ISPs iniciou-se com a retirada da infraestrutura de rádio anteriormente utilizada. Redes cabeadas ganharam espaço, com preferência para a rede de fibra óptica, que ofereceria aos provedores maior durabilidade, menor latência e maior velocidade.

Dessa forma, ISPs diminuíram a vulnerabilidade de seus serviços para suportar a mudança de posicionamento. Passaram a entrar em novos cenários no mercado de provedor de internet e precisaram aumentar a oferta para suprir a demanda, oferecendo mais do que apenas conexão. O maior valor agregado dos produtos ofertados trouxe outro benefício: a fidelização.

Veja mais: O que é ISP

Novas plataformas de vídeos voltadas para os ISPs mostram o crescimento do mercado que vem trazendo novas oportunidades. O provedor de internet que optar por mais essa oportunidade permitirá que seus assinantes tenham acesso a conteúdo IPTV de duas formas: SVOD (Subscription de Video On Demand, ou em português, Assinatura de Vídeo Sob Demanda) e TVOD (Transactional Video on Demand, ou em português, Vídeo Transacional Sob Demanda).

Quer saber mais sobre o mercado de IPTV e como esse tipo de transmissão pode ajudar a fidelizar seus clientes? Confira o artigo!

Como o mercado de IPTV tem crescido?

O Brasil é destaque no consumo de vídeos on-line gratuitos. Isso é o que aponta Melissa Vogel, CEO da Kantar Ibope Media. Ela afirma que a média de consumo desses vídeos no mundo é de 65%, enquanto no Brasil é de 80%. 

Segundo Christian Peralta (Business Bureau), no final de 2020, 7% da população brasileira consumia somente TV paga; 16%, TV paga e IPTV simultaneamente; e 11%, apenas IPTV. A TV por assinatura vem perdendo espaço entre o público, enquanto as IPTVs se tornam cada vez mais consolidadas no mercado. Uma pesquisa realizada pela consultoria Telecommunications Management indica que as IPTVs tendem a crescer aproximadamente 500% em todo o mundo.

Quais são os desafios enfrentados pela IPTV no Brasil?

Ao mesmo tempo que a popularização da IPTV proporciona um cenário econômico positivo para os ISPs, também traz consigo um problema: o aumento da pirataria. Para que você tenha uma noção, segundo um estudo feito pela América Móvil em setembro de 2021, a IPTV pode aumentar de três a quatro vezes a taxa de pirataria. 

Só em 2021, foram bloqueados 334 sites e 94 aplicativos que transmitiam e compartilhavam conteúdo ilegalmente em uma operação comandada pelo Ministério da Justiça. 

Portanto, para se certificar de que o serviço de IPTV é legalizado, os ISPs precisam solicitar às empresas de IPTV os contratos de streaming, e, para garantir a segurança da rede, devem investir em monitoramento contínuo e recursos que ofereçam mais proteção.

Como os provedores de internet podem se aliar à IPTV para fidelizar seus clientes?

No evento Brasil Streaming 2021, Alex Jucius, da Neo Associação, mencionou que os ISPs que se adaptaram ao novo ecossistema e passaram a fornecer produtos diversificados quadruplicaram o faturamento em PayT. Isso indica que os ISPs podem conseguir fidelizar clientes ao fornecer mais do que internet, mas também IPTV.

Outro benefício ao se aliar às empresas de IPTV é que muitas delas usam algoritmos para monitorar o comportamento de consumo do cliente e transferem essas informações aos ISPs, agregando mais valor à oferta e à realização de uma venda construtiva.

Conheça a Eletronet

A Eletronet é uma empresa especializada em transporte de dados e trânsito IP. Nossos serviços são amparados por uma infraestrutura composta por cabos ópticos OPGW integrados às redes de transmissão de energia elétrica, proporcionando mais estabilidade e segurança ao sinal. Vale destacar, ainda, que contamos com uma rede OPGW própria para fornecer conectividade IP nacional e internacional aos ISPs e operadoras de telecom.

Se você curtiu este artigo e quer saber mais sobre IPTV, continue acompanhando o blog da Eletronet!

Confira também: Power meter

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais