A relação entre ISPs e IPTV: como fidelizar clientes

Relação entre ISPs e IPTV
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

É cada vez maior a oferta de IPTV por parte de ISPs por todo Brasil. A grande adoção atual por parte dos clientes, anos atrás era vista com certa insegurança, porém o grande investimento e o interesse dos provedores de internet em alavancar o serviço fez com que o panorama mudasse, inclusive atraindo grandes operadoras.

A mudança estrutural que precisou ser feita pelos ISPs, iniciou-se com a retirada da infraestrutura de rádio anteriormente utilizada. Redes cabeadas ganharam espaço, com preferência para a rede de fibra óptica, que ofereceria aos provedores maior durabilidade, menor latência e maior velocidade.

De acordo com dados de 2014 da pesquisa TiC Provedores, pesquisa de âmbito anual que tem como objetivo realizar um censo dos ISPs a fim de mapear o cenário brasileiro do mercado de provimento de acesso à Internet no Brasil, apenas 49% dos provedores disponibilizavam conexão por fibra óptica, já em 2018, essa proporção aumentou significativamente e atingiu 82% das empresas, de acordo com levantamento realizado pela Anatel.

Dessa forma, ISPs diminuíram a vulnerabilidade de seus serviços para suportar a mudança de posicionamento. Passaram a entrar em novos cenários dentro do mercado de provedores e precisaram aumentar a oferta para suprir a demanda, oferecendo mais do que apenas conexão à Internet. O maior valor agregado dos produtos ofertados trouxe outro benefício, a fidelização.

Novas plataformas de vídeos voltadas para os ISPs mostram o crescimento do mercado que vem trazendo novas oportunidades. O provedor que optar por mais essa oportunidade permitirá que seus assinantes tenham acesso a conteúdo IPTV de duas formas: SVOD (Subscription de Video On Demand, ou em português: Assinatura de Vídeo Sob Demanda) e TVOD (Transactional Video on Demand, em português: Vídeo Transacional Sob Demanda).

Quer saber mais sobre o Mundo dos Provedores de Internet ?

Assine nossa Newsletter e Receba novidades exclusivas!

Comentários