Backup Automático dos Dados
Quando foi a última vez que você fez backup do seu computador ou celular? Como você tem feito o backup? Onde você salva estes arquivos? Muita gente, por falta de tempo, acaba deixando a segurança dos dados sempre para depois. O problema é que algumas coisas na nossa vida não podem ficar para mais tarde. Uma delas é justamente o backup.
Provavelmente você sabe que deve fazer cópias de segurança de todos os seus dados com a maior frequência possível e a melhor opção é criar um processo automático, com uma programação para realização do processo em intervalos frequentes e regulares.
Como nem todos os dados tem o mesmo valor, eles não precisam ser salvos com a mesma frequência. Para dados mais sensíveis, os backups devem ser diários, talvez até mais de uma vez ao dia. Para aqueles não tão importantes é possível relaxar um pouco mais e fazer a cópia apenas quatro vezes ao ano.
Dentre as opções para armazenamento dos dados estão os pendrives ou HDs externos, armazenamento atrelado à rede ou armazenamento em nuvem e essa é uma escolha muito pessoal e que deve ser feita com base na qualidade dos dados a ser armazenados.
Certamente o pendrive ou mesmo os discos compactos são pequenos e fáceis de quebrarem ou serem perdidos. Eles devem ser vistos apenas como uma ferramenta auxiliar. A vantagem do HD externo é a grande capacidade de armazenamento com um baixo custo por gigabyte. Mas eles são frágeis e podem quebrar com uma simples queda.
Uma boa alternativa é a configuração de backup automáticos nas unidades de armazenamento atreladas à rede local. Outra boa opção é o uso de nuvem, uma vez que permite acesso em qualquer lugar do mundo.
Vale ressaltar que todos os dispositivos devem passar por backups, inclusive os videogames portáteis, e que os dados do seu celular são tão importantes quanto as do seu computador. Mas lembre-se, fazer regularmente uma co?pia de todos os arquivos (backup) não basta. É preciso e manter uma cópia off-line para se manter seguro em um possi?vel ataque.
Se quiser ler um pouco mais a respeito, confira a reportagem de capa da Revista do Comitê Gestor de Internet no Brasil clicando aqui.
Autor: Fabio Cristiano Franchi, Analista de Sistemas Sr.