O Looking Glass (LG) é um roteador com acesso público que mostra as rotas disponíveis e o recebimento de rotas com uma cópia da tabela Border Gateway Protocol (BGP). Esse route-server público não anuncia ou roteia, mas apenas “espelha”, conforme o próprio nome diz, as tabelas de roteamento.
O LG torna os administradores de rede mais eficazes durante a solução de problemas, ajudando-os a “ver” seus prefixos “de fora”. Além disso, ajuda os internautas a entender como os roteadores BGP interconectam os Sistemas Autônomos (AS).
É uma ferramenta muito útil para quem propaga serviços na internet, pois possibilita verificar o funcionamento das rotas, seja para o seu site, sistema autônomo (AS) ou prefixos de parceiros e clientes.
A utilização da ferramenta é uma boa prática na operação e gestão proativa da rede, que permite verificar, por exemplo, se o seu backbone está com desempenho baixo e agir preventivamente. Também pode ser útil para fazer auditoria de links, apontando com mais propriedade as rotas que precisam de manutenção e até mesmo a preferência de rotas.
O route-server público, ou LookingGlass, não interfere na operação de rede. Portanto, mesmo que esse roteador sofra algum ataque, ou falha, a sua rede não será afetada. Ele é diferente de um route-server de produção, usado pelas operadoras, principalmente, para estabelecer peering.
Funções do Looking Glass
Os servidores Looking Glass (LG) são uma fonte em tempo real de roteamento e informações relacionadas ao BGP para administradores de rede.Dependendo da ferramenta disponibilizada, permite de uma forma simples:
- Testar a conectividade (via PING) e a rota IP (via traceroute) do roteador até uma rede anunciada localmente;
- Checar o as-path (caminho entre as diversas operadoras até a operadora em questão) de uma rota anunciada localmente;
- Checar o tamanho da tabela de roteamento global;
- Verificar interesse de tráfego;
A Eletronet disponibiliza a ferramenta de Looking Glass para consulta sobre roteamento e testes de tempo de resposta (ping e traceroute) da rede Eletronet. A ferramenta é aberta para todos acessarem e testarem.
Confira também: O que é Backbone e Backhaul