O mundo sofreu diversas mudanças decorrentes da pandemia da Covid-19.
Uma dessas mudanças foi o crescimento da Telecom, essencialmente, no território nacional – uma tentativa das empresas continuarem crescendo em meio à crise.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o segmento de provedores de internet nacional avançou fortemente após o período pandêmico. A agência aponta que o crescimento da Telecom foi proeminente.
Os acessos à banda larga fixa brasileira cresceram 241% desde março de 2020: um salto de 16,6 milhões para 39,9 milhões de acessos.
O mês de setembro do ano passado apresentou um número maior de acessos, alcançando a marca de 40,2 milhões em banda larga fixa no país.
Além disso, também ocorreu um avanço nos acessos de banda larga fixa das prestadoras de pequeno porte (PPP), evoluindo 165% desde o começo do período pandêmico, isto é, indo de 10,8 milhões para 17,8 milhões de acessos.
Vantagens para os provedores locais com o crescimento da Telecom
Ainda sobre o crescimento da Telecom, um dos primeiros pontos que podem ser citados como benéficos para os provedores locais é o preço competitivo.
Além disso, também é permitida a realização de parcerias com estabelecimentos regionais, difundindo os produtos e serviços para mais locais da região.
Isso faz com que sejam oferecidas soluções atrativas para os usuários.
Outro ponto positivo é o contínuo desenvolvimento empresarial do setor, já que a internet é uma necessidade da maioria dos usuários, fazendo com que o segmento só prospere nos próximos anos.
Serviços de Telecom: avanço da banda larga
Segundo o balanço de acessos aos serviços de telecomunicações de 2021 da Anatel, a internet banda larga teve mais de 5 milhões de assinantes no ano passado no país.
Houve um avanço de 14% na quantidade de acessos, um salto de 36,3 milhões de usuários registrados em dezembro de 2020 para 41,4 milhões em 2021.
Ainda de acordo com a Anatel, o crescimento na quantidade de assinantes da banda larga fixa e móvel ocasionou um avanço de 10% em relação aos dados de 2019 e 2020. O destaque foi para os acessos com tecnologia de fibra óptica, que somavam 26 milhões de assinantes registrados até dezembro do ano passado.
Telefonia móvel
A telefonia móvel também apresentou progressos.
O número de smartphones com planos cresceu de 234 milhões no final de 2020 para 253,3 milhões em dezembro do ano passado (+8,2%).
O 4G, no período, apresentou 77,8% dos acessos – representado por 197,2 milhões de assinantes e um crescimento de 13,5%.
Fique por dentro do serviço de link dedicado para provedores da Eletronet e conheça mais soluções e tecnologias por meio do nosso portal.