SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Semicondutores para ISP: o que são, importância e crise

semicondutores para ISP
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Quando falamos em semicondutores, de forma geral, estamos nos referindo a circuitos integrados.

Os circuitos integrados – ou, como conhecemos popularmente, os chipes – são fabricados a partir de materiais semicondutores e milhões de transístores. 

Esses chipes fazem parte de todos os equipamentos eletrônicos que funcionam a partir de energia que conhecemos.

Os semicondutores também ocupam um papel importante na indústria de telecomunicação e, logo, para os provedores de serviços de internet (ISPs).

Continue a leitura para saber mais sobre esses elementos, a importância deles para o seu negócio e como a crise dos semicondutores pode afetar você!

Semicondutores para ISP: o que são?

Os semicondutores para ISP são equipamentos, geralmente, fabricados a partir do silício, que conduzem energia elétrica.

São chamados semicondutores pois a condutividade elétrica desses elementos encontra-se entre os materiais condutores, que permitem que a corrente elétrica desloque-se facilmente, e os isolantes, que não conduzem ou conduzem pouca eletricidade.

Importância para as telecomunicações

Um ótimo exemplo da importância dos semicondutores para o setor de telecomunicações é relacionar com a chegada do 5G ao país.

Para montar a estrutura necessária para implantar a tecnologia no Brasil, será exigida uma demanda altíssima de semicondutores, isso porque é a partir dessa matéria-prima que são produzidos sensores, transmissores, receptores e todos os equipamentos necessários para que o 5G possa funcionar perfeitamente.

Essa tecnologia proporcionará ao usuário uma velocidade de conexão até 100 vezes melhor do que a tecnologia atual, o 4G. 

É possível que a alta demanda de materiais semicondutores exigida para a estrutura da tecnologia cause atraso na sua implantação.

Porém especialistas acreditam que a falta desses materiais pode acelerar a adesão do serviço, visto que os aparelhos com o recurso do 5G terão sua produção priorizada em relação aos que utilizam a tecnologia anterior.

Lei de incentivo

O governo brasileiro publicou a Lei n.º 14.302/2022, que prorroga até o ano de 2026 os incentivos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis).

O programa visa ampliar os investimentos na área de semicondutores disponibilizando insumos para produção, como lingote de silício e o silício purificado.

As empresas participantes do programa também recebem desoneração de alguns impostos para todo o processo que envolve a produção e comercialização desse tipo de equipamento, como retorno a empresa deve realizar investimentos em atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Empresas que exerçam atividades que constam no Art. 2º da Lei n.º 11.484/07 e realizem investimentos de, ao menos, 5% do seu faturamento bruto em pesquisa e desenvolvimento estão aptas a participar do Padis.

Crise dos semicondutores

Com o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, as vendas de equipamentos eletrônicos aumentaram bastante.

Isso resultou em uma sobrecarga e, consequentemente, uma crise no setor.

A demanda por matéria-prima estava muito alta para a produção, o que afetou os mais diversos setores da economia que necessitam desse material, como a fabricação de automóveis, computadores, smartphones, eletrodomésticos, entre outros.

A Intel, principal fabricante de semicondutores no mundo, anunciou o investimento de 20 bilhões de dólares em novas fábricas, porém a fabricação desse material é bastante complexa, e a crise que envolve esse material pode durar um pouco mais.

A Eletronet conta com diversas soluções, como link dedicado para provedores, para que você possa oferecer uma conexão de qualidade para os seus clientes! Continue navegando no site para conhecer mais sobre nossos serviços.

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais