SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Entenda a importância da nuvem para o ISP

Importância da nuvem para o ISP
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

O mercado global de Infraestrutura como Serviço (IaaS) cresceu 40,7% em 2020 em comparação com o ano anterior, o equivalente a U$64,3 bilhões de dólares, segundo pesquisa do Gartner. Ainda segundo o Gartner, a computação em nuvem deve representar 14,2% do mercado de tecnologia da informação até 2024.

O mercado é promissor principalmente para os provedores de internet (ISPs), que podem diversificar seu portfólio e oferecer serviços de Infraestrutura como Serviço e computação em nuvem com a vantagem de oferecerem uma latência mais baixa para seus clientes por estarem entregando serviços de conectividade na última milha.

Veja mais: Saiba o que é churn rate para ISP

Além disso, agregar esse novo serviço ao portfólio do provedor de internet pode aumentar o ticket médio da empresa e ajudar a potencializar o investimento em infraestrutura de fibra, por exemplo.

Assim como a nuvem, o edge computing, ou computação de borda é uma tendência que vem ganhando espaço e uma excelente oportunidade para os provedores regionais. Neste modelo, o processamento acontece no local físico ou próximo do usuário ou da fonte de dados, oferecendo serviços mais rápidos e confiáveis.

O edge computing cresce igualmente em conjunto com outra tendência que são os dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e sua necessidade de processamento constante de dados.

Vantagens

Para o provedor de internet, as vantagens de oferecer a computação em nuvem é a de que ele pode utilizar sua infraestrutura para oferecer novos serviços e aumentar sua receita. Já para os clientes da nuvem, as vantagens são inúmeras, entre as quais destacam-se:

  1. Zero custos com equipamentos

Com a nuvem, o cliente não tem que gastar com os equipamentos, que em geral são caros e precisam ser renovados de tempos em tempos, além disso, esses equipamentos precisam de um local que os armazene de forma eficiente, com refrigeração adequada, segurança, espaço físico etc.

  1. Escalabilidade

O serviço em nuvem permite que o cliente pague somente pelo que está utilizando e também que ele possa crescer de acordo com a sua necessidade.

  1. Acesso de qualquer lugar

O serviço em nuvem permite que o cliente possa acessar os aplicativos e sistemas da sua empresa de qualquer lugar, gerando mais flexibilidade e facilidade de acesso.

  1. Gerenciamento

Com o uso da nuvem é mais fácil mensurar os dados da empresa e oferecer insights para tomada de decisão, a nuvem oferece diversos recursos e indicadores para isso.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe nossas publicações pelas redes sociais e acesse nossa biblioteca para abaixar gratuitamente os nossos materiais.

Assine nossa Newsletter

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais