Os recordes do cibercrime estão constantemente sendo quebrados. Segundo pesquisas de mercado, em 2020, 80% das empresas presenciaram aumento de incidentes, sendo que os ataques cibernéticos aos bancos cresceram em 238% e o phishing saltou 600% desde o final de fevereiro.
Para se ter uma ideia da importância do tema, um levantamento da ABINC – Associação Brasileira de Internet das Coisas – mostra que os prejuízos com ransomware devem atingir R$ 20 milhões em 2021, sendo que, de janeiro a maio deste ano, esse tipo de ataque cresceu 116% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, os ataques estão cada vez mais sofisticados. Dessa forma, o Provedor de Internet (ISP) precisa mitigar esses riscos para oferecer uma rede segura com conexão estável para os seus clientes e garantir a continuidade de seus negócios. Por isso, a segurança de roteamento deve estar sempre no radar dos profissionais que trabalham com as redes de internet.
Roteamento
O roteamento é um processo importante para os provedores de internet, é por meio dele que é definida a rota que um determinado pacote de dados irá percorrer para chegar até o destino final. Esse processo é contínuo e os roteadores estão sempre decidindo qual a melhor rota, ou o melhor caminho, para que os dados possam trafegar.
Dessa forma, a segurança de roteamento deve garantir que esse processo ocorra de maneira segura e inteligente. Evitando ataques do tipo DDoS, que podem derrubar um link de internet a partir de uma quantidade acima do comum de solicitações, sequestro (hijacking) de prefixo ou BGP, que podem alterar as rotas gerando indisponibilidade da rede e outras vulnerabilidades que podem comprometer a operação do provedor de internet.
Para aprofundar mais sobre esse assunto, a Eletronet, em parceria com a Everest Ridge, criou um ebook exclusivo que pode ser baixado gratuitamente na biblioteca da Eletronet chamado ‘Segurança de Roteamento’. O ebook traz dicas essenciais de segurança para roteamento e enumera conceitos importantes como:
1. A importância da segurança de roteamento no Provedor de Internet
Esse tópico esclarece a necessidade de se contar com soluções e estratégias capazes de adequar e monitorar os sistemas de roteamento, evitar vulnerabilidades e responder rapidamente a possíveis ataques, como é o caso de áreas como o NOC (Network Operations Center) e o SOC (Security Operations Center).
2. Conceitos
da Segurança de Roteamento
Os principais termos relacionados à segurança de roteamento são explicados no conteúdo, tais como BGP, criptografia simétrica e assimétrica, certificados digitais, gateway, ROA, RIR e TCP/IP.
3. RPKI e ROA
O RPKI é um protocolo inteligente de segurança que soluciona vários problemas de segurança de roteamento de internet. O ebook aborda as vantagens desse protocolo e as ferramentas disponíveis, inclusive para trabalhar a verificação do ROA (Route Origin Attestations).
4. DDoS
As principais estratégias para mitigar os Ataques Distribuição de Negação de Serviço – DDoS estão elencadas no material.
5. NOC e SOC
O NOC e o SOC são responsáveis pelas boas práticas de segurança nas redes e sistemas autônomos. O ebook fala sobre as principais aplicações e processos do NOC e do SOC para garantir a segurança da rede e do roteamento.
Quer saber mais sobre a segurança de roteamento? Baixe gratuitamente o material clicando aqui.
Confira também: Diferenças entre TCP e UDP