SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Fala Eletronet: Juntos à Distância (com Cláudia Gusukuma)

fala-eletronet-juntos-a-distancia
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Esse é o “Fala Eletronet”, uma seção especial de entrevistas com nossos principais executivos. Uma vez por mês, conversamos com uma liderança da Eletronet, falando dos temas que movimentam o mercado das telecomunicações: panorama da banda larga no Brasil, adoção de novas tecnologias, regulamentação e muito mais.

Nesta edição do “Fala Eletronet”conversamos com a Cláudia Gusukuma, Gestora de Recursos Humanos da Eletronet, que contou sobre os desafios do Home Office e como tem sido o desafio de manter todos juntos mesmo à distância. Confira!

Fala Eletronet: Como era a cultura do home office na Eletronet?

Cláudia Gusukuma: Nos tempos atuais, o trabalho remoto virou uma tendência empresarial mundial, várias empresas já trabalham neste formato. No final de 2019, motivados pelas novas práticas de mercado, elaboramos uma política e aderimos ao modelo, o qual iniciamos um piloto em novembro do mesmo ano, a princípio somente com gestores e uma vez por semana.

No início poucos gestores aderiram ao trabalho remoto e alguns encontraram dificuldades para trabalhar longe de suas equipes. Outro desafio foi mudar a rotina (até mesmo eu acabava esquecendo que às terças-feiras estaria em home office).

Em um primeiro momento, o trabalho remoto passa uma sensação que não será produtivo, mas essa impressão passa.Quando pegamos o ritmo, o trabalho remoto começou a entrar na rotina e passamos a perceber uma agilidade na entrega. Em fevereiro, consolidamos nossa política para todos os colaboradores, exceto áreas que necessitavam da presença física no escritório ou em campo.

Também foi um desafio para nós o ajuste correto do rodízio nas equipes, além de orientações sobre postura, disciplina nos horários, uso de ferramentas, comunicação, disponibilização de infraestrutura e ferramentas para trabalhar remotamente.

Assim, quando a crise chegou, estávamos 100% preparados para o trabalho remoto e até o momento tem dado muito certo. 

Fala Eletronet: Como foi a notícia do home office para os funcionários? Aceitaram bem esse modelo de trabalho?

Cláudia Gusukuma: Muitos colaboradores já estavam com essa expectativa, já haviam sugerido algumas vezes e quando enviamos a notícia, o sentimento foi de muita satisfação. Além de ser produtivo, percebemos uma melhora na qualidade de vida. 

Fala Eletronet: Como a TI da Eletronet suportou o RH para possibilitar o trabalho remoto?

Cláudia Gusukuma: TI e RH são bem conectados e juntos elaboraram um plano para soluções de infraestrutura e ferramentas. A principal iniciativa foi a implantação de um aplicativo para gestão de equipes e comunicação entre as pessoas. Isso foi essencial para mantermos a produtividade e em alguns pontos até houve incremento.

Sendo uma empresa de tecnologia, a Eletronet possui uma equipe de TI com excelentes profissionais, que estão preparados para lidar com este tipo de cenário.

Fala Eletronet: Quais as ações de RH para motivar o pessoal trabalhando de casa?

Cláudia Gusukuma: Estamos sempre atentos aos fatos e acontecimentos e mantemos uma boa comunicação sobre os temas atuais, emocionais, motivacionais, e principalmente mensagens para superar os desafios atuais.

O primeiro desafio pode ser o da TI, mas o lado humano sempre é prioridade. Nós atuamos de maneira a confortar nossos colaboradores no isolamento social imposto.

Fala Eletronet: Qual suporte o RH está dando aos funcionários?

Cláudia Gusukuma: Estamos mantendo todos os canais de comunicação disponíveis para os colaboradores, procurando dar respostas rápidas para eles, incentivando a conexão entre as equipes e estando sempre preparados para resolução de assuntos diversos para manter o espírito de união. 

Fala Eletronet: Como os gestores estão coordenando as equipes?

Cláudia Gusukuma: Eles buscam auxiliá-los da melhor maneira, dando apoio, e respostas rápidas. Também acolhem sempre que necessário, dando feedback e ouvindo mais os seus colaboradores, fazendo reuniões frequentes e compartilhando informações.

Fala Eletronet: A produtividade se manteve?

Cláudia Gusukuma: Posso afirmar que a produtividade melhorou e muito. Tivemos muitos feedbacks positivos de todos gestores em relação as entregas.  

Fala Eletronet: Algum outro desafio enfrentado?

Cláudia Gusukuma: Desafios temos a todo momento. Porém, um dos maiores foi manter o sentimento de equipe à distância, e isso posso dizer que superamos e bem.  

Fala Eletronet: Qual mensagem o RH da Eletronet quer passar para outras empresas que enfrentam os mesmos desafios?

Cláudia Gusukuma: O trabalho remoto tem uma grande importância para os negócios, além de contribuir para que seus colaboradores melhorem a qualidade de vida, produzam mais e se tornem mais felizes, ajuda também a realizar um trabalho colaborativo entre as equipes.

Para os negócios, também ajuda a contratar ótimos profissionais, pois, o trabalho remoto tornou-se um grande benefício das empresas e ajuda a diminuir os custos operacionais.

Enfim, vale muito a pena e o investimento trará muitos frutos.

Assine nossa Newsletter

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais