Com boa parte das empresas trabalhando remotamente com equipes distribuídas,o uso de aplicativos para comunicação, conferência e gerenciamento de equipes teve uma grande expansão. As opções são as mais variadas e para facilitar na escolha dessas ferramentas, a Eletronet separou alguns nomes dos aplicativos mais utilizados para você testar com a sua equipe.
Microsoft Teams
O Microsoft Teams é uma das ferramentas mais completas atualmente. Ele é integrado ao Microsoft 365, sendo assim é possível trabalhar em uma única plataforma e colaborativamente com as ferramentas que são amplamente usadas nos escritórios como Word, Excel, PowerPoint, One Note e Outlook.
Além disso, o Teams é integrado a diversas plataformas como o Skype, OneDrive, Share Point, além de ter suporte à Wiki e Kanban, facilitando o gerenciamento das equipes. É possível trabalhar em todas as ferramentas em tempo real colaborativamente, fazer conferências com a plataforma exclusiva do Teams, criar canais de bate papo com a equipe por tema, fazer apresentações e edições em tempo real.
Google Drive
O google drive (antigo docs) é uma ferramenta essencial para quem trabalha remotamente. Com ele é possível trabalhar no mesmo arquivo com várias pessoas ao mesmo tempo e em tempo real. Ele tem um conjunto de ferramentas com arquivos de texto, planilhas, apresentações e outros. Os arquivos são salvos automaticamente na nuvem e é possível saber quem alterou o que, além de deixar comentários. Para quem está trabalhando em tempo real, também é possível conversar em um chat de texto presente no arquivo.
Mas para comunicação entre as equipes, o Google conta com o aplicativo Hangouts, onde é possível falar por chat, voz e vídeo.
Skype, Hangouts eWebex
As reuniões entre equipes continuam acontecendo com as equipes distribuídas, então o uso dos aplicativos para conferência são extremamente necessárias para comunicação e apresentação. Além do Teams, o Skype, Hangouts e Webex têm sido bastante utilizados. Sendo possível fazer reuniões por áudio e vídeo com múltiplas pessoas. Cada uma dessas ferramentas possuem um limite específico de pessoas por chamada.
Trello
O Trello é uma ferramenta bastante popular para gerenciamento de projetos, que utiliza como base a metodologia “kanban”. Nele é possível adicionar colunas e cartões com prazos de entrega e compartilhamento de arquivos. Ele é bastante versátil e dinâmico, podendo ser usado tanto individualmente quanto por equipes.
Basecamp ou Teamwork
O Basecamp e Team work Projects são softwares usados para gerenciamento de projetos. Com eles é possível gerenciar tarefas, rastrear atividades, definir prazos, criar lista de atividades, fazer comentários, conversar e acessar também um calendário interno.
Sharefile, Box eDropbox
O Share File é uma solução de colaboração, compartilhamento de arquivos e sincronização de conteúdo que suporta todas as tarefas centradas em documentos e as necessidades de fluxo de trabalho de pequenas e grandes empresas. É uma solução da empresa Citrix com características semelhantes ao do Google Drive, porém mais completa.
O Box e Dropbox são serviços bastante semelhantes para armazenamento e partilha de arquivos em nuvem. São ferramentas simples, mas amplamente utilizadas para armazenar e compartilhar arquivos de qualquer formato; texto, áudio, vídeo, apresentações, entre outros. Também é possível organizar o conteúdo por pastas, sendo muito útil para aqueles que não possuem um servidor de arquivos.
A lista de opções de aplicativos para trabalhar remotamente não para por aí, mas com essas sugestões já é possível ter uma boa base de trabalho em equipe. É sempre bom aliar o uso dos aplicativos à política de segurança da empresa. Prestar bastante atenção nas senhas utilizadas para o acesso e no compartilhamento de documentos importantes.