SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Monitoramento de rede: 4 dicas essenciais

Dicas essenciais para monitoramento de rede
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

O monitoramento de rede é o processo de inspecionar a segurança e o desempenho do sinal da rede visando manter o bom funcionamento dos servidores e aplicações conectadas e, consequentemente, o andamento das operações da empresa que dependem desses servidores e programas.

Para que o monitoramento de rede seja efetivo, é necessário algumas recomendações. Acompanhe o conteúdo e descubra.

Por que é importante o monitoramento de rede?

Como dissemos, o monitoramento de rede garante que os processos da empresa, que dependem do bom funcionamento de servidores e aplicações, ocorra de forma eficiente. Sendo assim, esse tipo de acompanhamento permite aplicar ferramentas e estratégias que visam identificar problemas no estágio inicial, a fim de que seja possível solucioná-los antes que se agravem, demandando a interrupção das operações da organização e resultando em prejuízos financeiros significativos.

Há diversos sistemas que auxiliam no monitoramento de rede, por meio da automatização de tarefas rotineiras, manuais e repetitivas, tornando esse processo mais ágil e econômico.

Quais as melhores práticas para monitoramento de rede?

Conheça as principais práticas para aperfeiçoar o monitoramento da rede de sua empresa:

1. Mapeamento do uso da rede: ao identificar os equipamentos e softwares que estão conectados à rede, é possível saber os recursos que serão prejudicados caso haja falhas no sistema. Com essa informação em mãos, é possível se antecipar e realizar uma análise prévia de impacto e elaborar um plano de ação para cada um dos possíveis problemas que possam comprometer o sistema, a fim de adotar medidas que evitem a interrupção prolongada das operações da empresa.

2. Uso de ferramentas de alerta: determinados problemas podem ser corrigidos pelo próprio programa de monitoramento de rede, porém, há falhas que demandam o trabalho da equipe técnica. Por isso, é fundamental que a plataforma conte com uma ferramenta de alerta que notifique rapidamente o time de TI para que ele possa tomar as providências necessárias o mais rápido possível.

3. Avaliação e aperfeiçoamento da rede: essas duas ações devem ser executadas de forma contínua e frequente pela equipe de monitoramento, com a finalidade de reduzir erros no sistema, assegurar que o sinal recebido corresponde ao plano contratado e identificar oportunidades de melhoria.

4. Definição do padrão de tráfego normal da rede: para que seja possível identificar que uma determinada atividade se trata de um indício de problema, é preciso definir o padrão de tráfego considerado adequado à rede e informar esse padrão ao sistema Internet Service Provider (ISP), ou provedor de serviços de internet, para que identifique quando há falhas na rede e quando não há.

Conheça os serviços da Eletronet

A Eletronet atua há mais de 20 anos no mercado de transporte de dados e trânsito de IP, oferecendo uma rede nacional de fibra óptica com mais de 17 mil km em 18 estados brasileiros. A rede da Eletronet utiliza a infraestrutura das linhas de transmissão de energia elétrica, garantindo segurança, estabilidade, disponibilidade e a confiabilidade da rede.

Se você deseja tornar o monitoramento de rede de seu provedor mais efetivo, entre em contato com um de nossos especialistas para conhecer mais sobre os serviços de alta velocidade em longa distância da Eletronet para provedor de internet!

Leia também sobre: Patch Panel

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais