Internet via Satélite: saiba mais sobre esse tipo de conectividade

Internet via Satélite: saiba mais sobre esse tipo de conectividade
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Você já ouviu falar na Internet via Satélite? Esse método de acesso à internet tem aumentado à medida que a tecnologia avança e o acesso ao espaço fica mais barato. Sim, porque para fornecer a internet via satélite é preciso enviar um satélite para o espaço e há alguns anos isso era extremamente caro.

Atualmente existem mais de 5.000 satélites em órbita ao redor da Terra, 700 deles pertencentes ao programa Starlink da SpaceX, empresa de transporte espacial do bilionário empreendedor Elon Musk (o mesmo fundador e CEO da Tesla Motors, a montadora dos carros elétricos),que visa fornecer internet banda larga de alta velocidade para o mundo inteiro.

O último lote de satélite lançado em setembro de 2020 pela SpaceX conseguiu superar os limites de velocidade entregues por um satélite, atingindo a velocidade de 100Mbs. A latência, velocidade de resposta entre um servidor e o dispositivo já seriam suficientes para jogar online.Mas o plano da empresa é melhorar ainda mais e alcançar velocidades acima de 1 Gb/s (gigabit por segundo).

Como funciona?

A internet via satélite é utilizada principalmente em áreas remotas onde não há acesso por cabo. Por enquanto, há ainda muita reclamação em relação à latência e velocidade da internet oferecida, mas para ter acesso à internet onde o cabo e a fibra ainda não chegaram, ela é uma excelente opção.

A comunicação via satélite é feita de forma bidirecional (recebimento e envio de dados), e é realizada de maneira simples por meio de uma antena parabólica e transmissão de sinal direta entre a sua casa e o satélite com intermédio do provedor de internet.

Internet via satélite é melhor que a fibra?

A internet via satélite não é tão boa e confiável quanto um serviço de internet banda larga, como internet de fibra ou cabo. Isso porque a internet via cabo usa cabos coaxiais blindados, o DSL usa linhas telefônicas e a fibra usa cabos de fibra óptica blindados.

Essas conexões diretas ajudam a evitar interferência no sinal da internet, perda de pacotes de que dados e geralmente são mais rápidas. No serviço de internet via satélite, os dados são transmitidos pelo ar, por isso a possibilidade de interferência é maior. Explicar melhor, pelo ar, os motivos da interferência, como chuva, poluição e demais fatores climáticos que possam comprometer o sinal é maior.

Além disso, como o sinal é menos direto, o tempo que leva para os dados serem transferidos de um lugar para outro – a latência – tende a ser maior com a internet via satélite. A troca de sinal entre a internet via satélite acontece entre a sua casa e um dispositivo no espaço, portanto o sinal é um pouco mais lento que uma conexão direta.

Ainda assim, é possível ter acesso às redes sociais e até ver um vídeo por streaming, sem falar que ela ainda está em evolução.

Quer saber mais sobre o Mundo dos Provedores de Internet ?

Assine nossa Newsletter e Receba novidades exclusivas!

Comentários