SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Como o PIX impacta o mercado de Telecom?

Como o PIX impacta o mercado de Telecom
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

O PIX, nova modalidade financeira de transferência e pagamento proposta pelo Banco Central, vai entrar em operação no dia 16 de novembro, porém há ainda muitas dúvidas em relação ao seu funcionamento e vantagens. Dessa forma, resolvemos esclarecer alguns pontos importantes sobre o PIX e de que forma ele será útil para o Provedor de Internet (ISP).

Em primeiro lugar,é importante entender que o PIX é um meio de pagamento instantâneo que deve substituir o TED e o DOC, mas não só isso, como a transferência pelo PIX é feita de forma automática, em no máximo 10 segundos, e também de forma gratuita, ele promete modificar e facilitar bastante a dinâmica de pagamentos no dia a dia.

Quais são as vantagens?

Além de ser instantâneo e gratuito para pessoas físicas, o PIX tem a vantagem de estar o tempo todo no ar.  Diferente dos pagamentos bancários tradicionais, você pode liquidar as transações na hora, 24 horas por dia, sete dias na semana.

Para as pessoas jurídicas há um custo, mas é bem baixo quando comparado ao TED e aoDOC. Enquanto as transferências tradicionais custam de seis a sete centavos, o PIX irá cobrar apenas um centavo a cada 10 transações.

Como funciona?

Mas você deve estar se perguntando como funciona o PIX, é um aplicativo?

Não, ele é um sistema criado pelo Banco Central que será ofertado por diversas instituições financeiras, como bancos e fintechs. O sistema funciona como uma ponte entre o cliente e o fornecedor, podendo ser tanto pessoas físicas, pessoas jurídicas e instituições governamentais.

Não é preciso instalar nenhum aplicativo para utilizar o PIX, o sistema será integrado aos serviços já oferecidos por bancos, fintechs e estabelecimentos comerciais.

Para realizar uma transferência pelo PIX, você pode informar número de conta e agência, mas isso não é necessário caso você cadastre uma Chave de Acesso do PIX no seu banco, dessa forma você precisará somente dessa chave para fazer a operação.

Como Cadastrar a Chave do PIX?

Você pode criar diferentes chaves para ter acesso ao PIX em diferentes bancos. A chave pode ser um CPF, CNPJ, número de telefone celular, endereço de e-mail ou uma chave aleatória criada no seu banco. Essa última opção parece ser mais segura do que as anteriores na qual você utiliza uma informação pessoal.

Com essas informações, você pode gerar o seu próprio QR Code(código de barras)e receber dinheiro via PIX por meio de pagamentos por aproximação. Isso vai facilitar bastante o comércio de micro empreendedores.

O cadastro pelas instituições financeiras está sendo realizado desde 5 de outubro em bancos, aplicativos de pagamento e demais fintechs. O ideal é procurar a instituição financeira que você já tem conta para se cadastrar.

Quais as vantagens para o Provedor de Internet?

O PIX facilita o sistema financeiro ao utilizar o QR Code como forma de pagamento. É uma alternativa ao boleto, ao TED, ao DOC e até ao cartão de débito. Sendo assim, os pagamentos serão realizados de maneira mais simples. Essa facilidade, além de aumentar a velocidade das transações financeiras, promove a inclusão financeira.

No Brasil existem 45 milhões de pessoas que não têm conta em banco, em contrapartida, 3 a 4 brasileiros têm acesso à internet, por isso a perspectiva é de que essas pessoas que já utilizam o celular possam ser incluídas também no sistema financeiro, aumentando o uso aos serviços de acesso à internet.

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais