SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Fala Eletronet: Trânsito IP com Célio Mello

Fala Eletronet: Trânsito IP com Célio Mello
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Um bom serviço de trânsito IP é essencial para oferecer uma internet de qualidade, com baixa latência, principalmente no acesso a serviços de VoIP, plataformas de streaming, jogos online e plataformas de conteúdo de grande acesso.

Para tirar todas as dúvidas sobre o serviço de trânsito IP convidamos para o “Fala Eletronet”o nosso gerente de Produto, Célio Mello, um dos responsáveis por estruturar o serviço de FULL IP da Eletronet.

Fala Eletronet: Quando o provedor de internet contrata o serviço de transporte de dados ele está contratando também o FULL IP ou é um serviço à parte?

Célio Mello: O serviço de transporte de dados é um serviço distinto e independente do serviço de trânsito IP, denominado pela Eletronet de Full IP. Como são serviços separados, a contratação também é independente, porém, na operação do provedor, os serviços são complementares, com prevalência do serviço IP, uma vez que o provedor pode operar sem a contratação de serviços de transporte de dados, mas não consegue operar sem contratar o serviço de trânsito IP, necessário para alcançar os vários conteúdos e informações da internet.

O serviço de transporte viabiliza a conexão do provedor a um ponto de seu interesse, seja outro provedor, um ponto de troca de tráfego ou uma filial de sua operação, mas não permite roteamento do tráfego, o que só é conseguido, com o serviço de trânsito IP, que no caso da Eletronet é o Full IP. 

Fala Eletronet: Qual vantagem o provedor de internet tem ao contratar o FULL IP? Por que investir nesse serviço?

Célio Mello: O principal diferencial do serviço Full IP Eletronet é contar com um serviço de trânsito IP que está orientado para trazer benefícios de conectividade para o ISP – provedor de acesso à internet, sem restrição (daí o nome FULL IP) e alcançando destinos e conteúdos que necessitariam de dois ou mais provedores de trânsito para serem alcançados.

Ser orientado para o sucesso do provedor de acesso à internet em um mercado extremamente competitivo como este, permite ao provedor, contar com um parceiro que conheça suas necessidades e entenda as dificuldades com relação à resiliência do serviço, trazendo segurança e tranquilidade na sua operação e permitindo que o provedor foque no essencial que é o atendimento aos seus clientes e no crescimento dos seus negócios.

Além disso, o Full IP permite acesso diferenciado aos principais servidores de games espalhados pelo mundo, permite acessar com máxima eficiência e qualidade aos servidores de streaming, clouds e demais conteúdos, como Netflix, Youtube, Amazon AWS, Microssoft Azure, dentre centenas de outros.

Ter uma rede própria, Dualstackready, ou seja, que permite o tráfego tanto de prefixos IPv4 quanto IPv6, sem restrição ou dificuldades, também é motivo de certeza que os clientes estarão sempre sendo bem atendidos, qualquer que seja o site ou conteúdo que queiram acessar.

Fala Eletronet: Quais os principais pontos que um provedor de internet deve se atentar ao contratar um serviço de FULL IP?

Célio Mello:Nossa percepção, baseada na experiência de atender provedores de todos os portes e de todos os cantos do Brasil é que três aspectos são fundamentais para o provedor escolher o seu parceiro e fornecedor de trânsito IP:

  1. Conectividade – trata-se aqui, da capacidade de alcançar os vários conteúdos de forma direta, sem intermediário, com menor número de saltos e com menor latência;
  2. Disponibilidade – refere-se à manutenção e perenidade do serviço, que permanece funcionando e disponível nas mais diversas situações, garantindo que a conectividade esteja presente o tempo todo;
  3. Atendimento – a certeza de que suas solicitações e necessidades serão tratadas de forma personalizada, com maturidade, experiência e expertise, além da sensibilidade de entender a criticidade do serviço de internet para os Clientes do provedor.

Estes três aspectos têm uma importância fundamental na construção de qualidade do serviço junto aos clientes do provedor e são observados e procurados de forma consistente por todos os provedores que estão preocupados em prestar um bom serviço, garantindo a satisfação de seus clientes e perenizando seu negócio por meio de um crescimento contínuo.

Fala Eletronet: Quais são os diferenciais e vantagens do FULL IP da Eletronet?

Célio Mello: Os diferenciais do Full IP Eletronet são vários, uma vez que o serviço foi concebido e está estruturado para atender o provedor, criando destaque no atendimento às expectativas e necessidade dos seus clientes.

Dentre vários pontos, podemos destacar o serviço com padrão de qualidade acima da média do mercado, uma abrangência e cobertura de rede superior à maior parte dos concorrentes, uma rede que utiliza uma infraestrutura exclusiva, própria de quem é a maior autoridade em operação de redes OPGW no Brasil.

Além disso, conta com um atendimento personalizado e dedicado em toda a jornada do cliente, desde o atendimento comercial com um gerente de Negócios dedicado, passando por uma equipe técnica, que procura soluções personalizadas para atender o cliente, e um suporte com atuação 24×7.

Requisitos técnicos não podem ser desconsiderados e neste aspecto, conectividade é um ponto fundamental: O serviço conta com diferenciais exclusivos como a presença em mais de 20 PIX distribuídos pelo Brasil e pelo mundo, sendo a operadora brasileira que está presente no maior número de IX.  Também conta com diversidades de provedoras de trânsito distribuídas ao longo da rede, garantindo inclusive uma resiliência aprimorada.

Estes aspectos somados permitem que o serviço se diferencie nos principais rankings, estando sempre colocada entre as 10 melhores empresas em conectividade do Brasil.

Fala Eletronet: A Eletronet oferece dois tipos de trânsito IP, o FULL IPIX e o FULL IPop, qual a diferença entre eles? O que muda na entrega no PIX e no POP?

Célio Mello: Como o próprio nome já apresenta, o IPop é o serviço Full IP entregue nos PoPs Eletronet, em uma solução personalizada e individualizada para cada cliente, propiciando um serviço com características de diferenciação, particularmente na independência em relação a manobras do PIX, trazendo um nível de disponibilidade superior do serviço. E como é entregue em qualquer um dos 164 PoPs da Eletronet, é imprescindível que exista uma conexão física do cliente para acessar o PoP Eletronet, necessitando em várias oportunidades, da construção de uma rede até o PoP Eletronet. É o serviço mais exclusivo da Eletronet e tem projeto dedicado ao cliente, desde sua concepção inicial, até a entrega final.

Já o serviço Full IPix, é entregue por meio de uma conexão virtual, uma VLAN dedicada, compartilhando a infraestrutura do PIX onde o serviço é contratado. O grande diferencial e atrativo desta modalidade de entrega do serviço Full IP é não precisar estar conectado fisicamente ao equipamento da Eletronet, em um PoP. O cliente pode já estar conectado ao PIX, em local distinto e distante do PoP Eletronet e através da estrutura do PIX do Nic.Br, estabelecer a conexão virtual com a Eletronet e passar a utilizar o serviço Full IP Eletronet, com acesso irrestrito e ilimitado de toda a conectividade diferenciada que o serviço permite, alcançando os mais diversos conteúdos, distribuídos pelo Brasil e pelo mundo, com baixas latências e alta disponibilidade.

Portanto, os diferenciais de qualidade que constituem o serviço Full IP Eletronet, incluindo o atendimento especializado e dedicado, continua sempre disponível para ambos os serviços, independe de ser na modalidade física (IPoP) ou virtual (IPix).

Fala Eletronet: Como vocês garantem a qualidade do serviço (full routing, sem over subscription, filtragem por prefixos, segurança etc.)

Célio Mello: A garantia das características do serviço, e por consequência a qualidade foram pensadas desde o início da concepção do serviço, baseado em nosso conhecimento do mercado, com mais de 10 anos atendendo provedores distribuídos por todo o Brasil, de todos os portes, e que demandavam um serviço de trânsito IP que não trouxesse dúvidas ou limitações e restrições à sua operação.  Desta forma, cada característica do serviço foi pensada em como o provedor atende seu mercado e que aspectos são importantes para ele se destacar na região onde ele atua, mesmo que esta região sejam vários municípios.

A utilização desde a fase de projeto, das melhores práticas reconhecidas no mercado, a utilização de equipamentos e sistemas de qualidade comprovada, o treinamento constante das equipes que atuam no serviço, além da participação ativa nos vários fóruns nos quais são discutidos os critérios de segurança, conceitos e melhores práticas de operação e roteamento, permitiram e mantém a rede que suporta a qualidade do serviço em um patamar que busca sempre a excelência em seus principais aspectos, particularmente, na aderência às expectativas dos clientes Eletronet.

Uma equipe enxuta, ágil e bastante sinérgica, garante que mesmo as deficiências sejam motivo e oportunidades de aprendizagem e crescimento do serviço, o que tem aparecido em nossa avaliação permanente do mercado como um serviço de qualidade e que busca as primeiras posições nos rankings de avaliação do serviço.

Esta somatória de elementos, faz com que a qualidade do Full IP se destaque e dentre vários exemplos deste desempenho aprimorado, podemos destacar a posição de liderança da maioria dos clientes Eletronet na sua região de atuação, nos rankings de games.

Fala Eletronet: Como funciona a proteção contra ataques DDoS?

Célio Mello: O ataque DDoS ou ataque de negação de serviço é caracterizado quando um determinado endereço IP é destino de um volume de tráfego propositalmente superior à capacidade de administrar este tráfego, com o objetivo explícito de evitar que tráfegos legítimos e desejados alcancem seu destino, bloqueando a fluidez dos dados. O objetivo dos atacantes é evitar que o cliente dono deste endereço IP consiga manter sua operação regular.

A Eletronet dentro de sua busca de um serviço de qualidade para seus clientes, desde o início da operação do serviço Full IP, considerou estes ataques como críticos para a operação de nossos clientes e desta forma, adotou estratégias de tratamento destes ataques.Atualmente já estamos na segunda geração do tratamento dos ataques, com a utilização de uma plataforma de detecção de tráfegos maliciosos, que identifica situações como a apresentada acima e,por meio de uma manobra de roteamento, bloqueia este ataque, impedindo uma propagação desta anomalia, limitando o bloqueio e o prejuízo para os clientes.

Esta plataforma, que trabalha com algoritmos bastante sofisticados, inclusive fazendo uso de inteligência artificial na identificação dos ataques, monitora os tráfegos e “aprende” com eles para evitar uma ação de bloqueio incorreta ou falsa, prejudicando indevidamente o cliente. Por consequência, cada cliente acaba tendo um tratamento personalizado de seu tráfego, em função das características, interesses e necessidades dos seus usuários finais.

Fala Eletronet: Há alguma perspectiva ou plano de expansão do serviço?

Célio Mello: O serviço Full IP Eletronet, apesar de ser um produto bastante novo em nosso portfólio, tem sido um sucesso, com o reconhecimento dos nossos clientes e do mercado de forma geral. Por consequência, entendemos que o caminho de desenvolvimento e evolução é promissor sendo que algumas melhorias e complementariedades do serviço já estão em andamento e com previsão de implantação no futuro próximo, como o aumento de conectividade obtido através da conexão a novos PIXs, por exemplo, ou a melhoria de disponibilidade com a inclusão de novas rotas, além da modernização da Rede Eletronet, já em curso.

Outro ponto que temos avaliado com interesse é a extensão da rede para alcançar pontos do território brasileiro onde ainda não temos presença e, nos quais identificamos que a disponibilização dos serviços Eletronet de qualidade e disponibilidade podem contribuir de forma objetiva com a melhoria da inclusão digital do país.

Assine nossa Newsletter

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais