SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Retorno financeiro para o provedor: como dimensionar seus ganhos?

Retorno financeiro para o provedor: como dimensionar seus ganhos?
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Apesar do aumento da demanda por conexão – muito por conta do home office na pandemia, o provedor de internet no Brasil ainda tem de fazer malabarismo às vezes para rentabilizar a operação, mantendo o nível de serviço. Como principal parceiro dos ISPs no país, a Eletronet sabe do seu esforço em desenvolver seu negócio, ao mesmo tempo em que tem de entregar cada vez mais banda por um valor cada vez menor.

Aqui mesmo no blog da Eletronet, já trouxemos algumas dicas para pequenos provedores de internet fazerem uma boa gestão dos negócios, além de formas de diminuir custos com inteligência, melhorando o desempenho da operação. Dessa vez, vamos trazer dicas para o provedor otimizar seu retorno financeiro, dimensionando melhor seu mercado, sua área de atuação e seus ganhos. Vamos lá?

Precificação

Em primeiro lugar, precisamos dar um passo atrás e voltar à precificação dos produtos e serviços oferecidos, um processo importantíssimo para pequenos provedores que vão começar o negócio ou estão em processo de expansão. É preciso considerar alguns fatores, como os custos que a empresa terá para implementar sua infraestrutura ou contratar capacidade, e se você não considerou algum deles, essa é mais uma razão para voltar ao planejamento.

O primeiro fator é avaliar a concorrência, verificando o valor cobrado (inclusive em cidades vizinhas) para chegar a um preço médio. Em seguida, será preciso analisar os gastos em CAPEX (infraestrutura) e OPEX (na operação em si) frente ao faturamento, para checar se todos os custos estão sendo mesmo repassados. Essas duas ações são contínuas, de certa forma, e o provedor deve se certificar de que qualquer investimento retornará ao caixa da empresa.

Outros itens importantes que o provedor deve acompanhar é o Demonstrativo do Resultado do Exercício, ou DRE (relatório contábil da empresa feito com base nas receitas, custos, despesas, lucros e impostos do negócio), além da margem de contribuição (que mostra se a receita da empresa é suficiente para liquidar seus custos e ainda ter lucro) e o Custo de Aquisição por Cliente, ou CAC (que indica o retorno sobre o investimento para conseguir mais contratos).

Compra de mercado e estratégia de faturamento

Ainda na questão da aquisição de clientes, podemos incluir a chamada “compra de mercado”. Todos nós já vimos ofertas de provedoras com serviços de instalação gratuita e planos de mensalidade mais em conta (nos primeiros três meses, por exemplo). Pois então, essa é a compra de mercado, que o provedor pode implementar tanto no início da operação quanto num momento de expansão, arcando com o custo até que a conta feche com a fidelidade do cliente.

Outra estratégia é estruturar seu faturamento em torno de diferentes zonas de atuação, dimensionando bem os serviços de acordo com a clientela estimada (é improvável atender 100% da população local). E a não ser que seu provedor atue em uma área sem conexão de internet disponível ou concorrente, é recomendável não focar em apenas um bairro ou mesmo numa só cidade. Isso pode ajudá-lo a equilibrar a receita de zonas mais escassas com as zonas de maior demanda, evitando também grandes perdas no caso da chegada de um novo concorrente.

Por fim, é preciso diversificar os tipos de produtos oferecidos e até mesmo os tipos de clientes atendidos. Acrescentar um “pacote premium”, com banda larga de maior velocidade que a do pacote convencional pode ser uma boa para alcançar clientes mais exigentes. E ter também uma clientela empresarial e até mesmo outros provedores de internet para os quais possa vender link dedicado poderá ser um importante complemento da receita.

Sabemos o quanto é difícil tocar toda a operação, ao mesmo tempo em que tem de aprimorar a infraestrutura e rentabilizar mais o negócio. Mas a Eletronet é a principal parceira do provedor no país e busca ajudá-lo de todas as formas nessa missão. Ainda não é nosso cliente? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais