A tecnologia 5G está chegando aos poucos no Brasil. O desenvolvimento desta nova etapa favorecerá diversos segmentos do mercado de telecomunicações, inclusive o de provedores regionais.
Mais precisamente, os ISPs com a ajuda das ondas milimétricas de 5G terão a oportunidade de explorar nichos. A Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) prevê que ondas acima de 6 GHZ oferecem um desafio para a cobertura em grande escala.
Como a cobertura é mais restrita, atingindo a distância de dois quilômetros e com esforço que vem sendo feito chegar a sete quilômetros, distância considerada excelente para cobrir áreas menores.
Outra expectativa com a chegada das ondas é um crescimento do desempenho do mercado de provedores regionais para o próximo ano. A previsão de expansão é de 20% a 25%, números semelhantes ao deste ano.
Também segundo a Abrint, a entidade espera um processo de consolidação do mercado que deverá se acirrar em 2019. Mas além dos fundos de investimentos que já estão presentes nessa área, ele também ressaltou que parte desse processo se dará também com associações e compras de ISPs pelos próprios provedores de internet.