Já imaginou encontrar os líderes das maiores empresas de TI e telecomunicações do mercado e conhecer soluções que podem modernizar operações, trazer mais conectividade e otimizar a gestão dos negócios?
Na Futurecom 2024, isso será possível. Entre 08 e 10 de outubro, a 24ª edição do maior evento de Telecom, TI e Internet da América Latina acontecerá no São Paulo Expo, em São Paulo.
E no blog de hoje, vamos conhecer as palestras que devem marcar esse evento, as personalidades e discussões importantes sobre inovação e, é claro, um pouco da participação da Eletronet.
O que é a Futurecom?
Criado para promover networking, geração de novos negócios, exposição e lançamento de produtos do universo TIC, a Futurecom é um evento que surgiu há mais de 20 anos no Brasil.
Com duração de três dias e a presença de visitantes nacionais e internacionais, ele inclui painéis, workshops e exposições cujo principal objetivo é impulsionar o crescimento e a colaboração de diversos setores a partir da adoção de novas tecnologias.
Como será a Futurecom 2024?
Sob o tema “Brand New World on the Edge – A conectividade e as novas relações pessoas-máquinas”, a Futurecom 2024 terá como foco a revolução provocada pela adoção da IA generativa.
O evento contará com nove palcos e cinco auditórios. Mais de 30 mil visitantes devem acompanhar as apresentações e as mais de 200 horas de conteúdo, com participação de 800 palestrantes e 250 marcas. A Futurecom contará ainda com três arenas:
- Arena Aplicações industriais: Criada para impulsionar e trazer mais conectividade para o setor industrial, abordará a integração de sistemas (IT/OT), a implementação de processos de manufatura digital e o uso de soluções baseadas em IA, IoT e computação na nuvem.
- Arena Enterprise IT: Ideal para aqueles que desejam adotar serviços mais avançados em redes e sistemas de TI corporativos, terá como foco cidades inteligentes e estratégias avançadas de transformação digital.
- Arena Future Talks: De olho nos setores de agro e payments, se concentrará nos desafios de conexão, sustentabilidade e segurança digital que as empresas devem enfrentar para acompanhar o ritmo da economia global.
Já os temas estão divididos em três pilares:
- Política e regulação: destinado para quem estiver interessado em saber mais sobre postes, antenas, o mercado ótico de BL; o “novo PGMC” e a regulação para o Serviço Limitado Privado (SLP), espectro 700MHz e 26GHz, espectro 6GHz (Wi-Fi e 3GPP), cabos submarinos, marco regulatório de IA, redes neutras e nova industrialização.
- Tecnologias e Tendências: para aqueles que quiserem debater sobre redes privativas, slicing, IA generativa, deep learning e redes neurais, IoT e AIoT, fog, edge computing, rentabilização e monetização com o 5G, computação quântica, web 5.0, redes ópticas e submarinas, infraestrutura de redes, Open RAN, Open AI, data science, big data, gêmeos digitais, VR, MR, AR, XR e BIM.
- Aplicações e Mercados: voltado para quem busca soluções de missão crítica, estratégias data driven para rastreabilidade e ferramentas que possam ajudar a garantir segurança e monitoramento, transição energética, alcance de metas ESG no mercado TIC, conectividade remota e transformação digital com sucesso.
Programação para provedores de internet e operadoras
A Futurecom contará com a presença de líderes e representantes de grandes marcas que deverão conduzir debates e palestras importantes sobre conectividade. Se você é um provedor de internet ou operador de telecom e tem interesse em saber as últimas novidades do mercado, vale reservar um horário na agenda para acompanhar os seguintes painéis:
- “Desbravando Fronteiras Digitais: o papel da Anatel em um mundo interconectado e inteligente” com a participação de Carlos Baigorri, Presidente da Anatel;
- “Avanço do 5G na América Latina” com Rodrigo Robles, Oficial de Programas da União Internacional de Telecomunicações (ITU-ONU) e Jose Otero, VP para América Latina e Caribe da 5G Americas;
- “Compartilhamento de Postes: enfim, chegamos a um ponto de acordo?” com Ivan Ianelli, Presidente da Abeprest e Ricardo Brandão, Diretor-Executivo de Regulação da Abradee;
- “Applying AI to the Telecommunications Industry”, com Sandro Tavares, Diretor de Marketing de Sistemas de Telecomunicações da Dell;
- “Satélites: panorama do mercado nacional e internacional” com Nicholas Galano, Diretor de Vendas na SpaceX, Mauro Wajnberg, Presidente da Abrasat e Fabio Alencar, Presidente do Sindisat;
- “Compartilhamento de Investimentos em Infraestrutura entre Big Techs e Operadoras: chegamos a um consenso?” com Artur Coimbra, conselheiro da Anatel;
- “6G: o que esperar da sexta geração de conectividade e novas verticais a serem embarcadas” com Rodrigo Robles, Oficial de Programas da União Internacional de Telecomunicações (ITU-ONU).
Para saber onde cada um deles acontecerá, você pode consultar a programação completa aqui.
Por que você deve ir à Futurecom 2024?
Passando por uma verdadeira revolução digital, o Brasil se tornou um hub para aplicação de tecnologias de ponta e análises de seu uso a médio e longo prazo. Por aqui, 80% das empresas planejam adotar novas ferramentas para a modernização de suas operações, o que coloca o Brasil em 2º lugar no ranking global de investimentos em TI.
Desde 2019, esse percentual continua a crescer entre empresas de médio porte, o que torna o país atrativo para fabricantes, provedores e integradores que querem crescer, e faz da Futurecom um evento ainda mais oportuno para aqueles que desejam saber de perto como lidar com o impacto que a IA e outras ferramentas disruptivas terão no dia a dia de suas operações.
Eletronet na Futurecom 2024
Por mais um ano consecutivo, a Eletronet estará presente na Futurecom para compartilhar os benefícios de sua tecnologia de ponta no transporte de dados e trânsito IP, desvendando os mitos e principais dúvidas sobre a chegada do 5G na região e compartilhando seus cases de sucesso de implantação de fibra óptica em todo o país junto aos provedores de serviço.
Com experts disponíveis para fazer networking, tirar dúvidas e discutir projetos, a Eletronet estará no estande H55 pronta para receber clientes, parceiros estratégicos e interessados em conhecer e contratar seus serviços.