SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Tirei a licença SCM: e agora?

Ter a licença SCM (Anatel) para atuar legalmente como provedor de internet não é suficiente. Para mantê-la, é preciso cumprir certas obrigações. Leia o conteúdo e saiba quais são!
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

A licença Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) é uma autorização emitida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para provedores de internet com mais de 5 mil clientes ativos. 

O objetivo da outorga é padronizar os serviços prestados por essas empresas, garantir sua qualidade e impedir a atuação de provedores clandestinos, a fim de promover uma disputa igualitária entre concorrentes e evitar que os consumidores finais sejam prejudicados por essas empresas ilegais, por dados vazados e operações comprometidas por oscilações e quedas de sinal, por exemplo.

Contudo, não basta apenas tirar a licença SCM e pronto. Após obter a autorização, é preciso cumprir com uma série de obrigações para mantê-la, e é sobre isso que falaremos neste artigo. Confira!

Quais as obrigações dos provedores após tirarem a licença SCM?

A seguir, confira um resumo sobre as principais obrigações que todo provedor de internet deve cumprir segundo as normas da SCM Anatel.

Possuir um responsável técnico

A Anatel exige que os provedores de internet tenham um responsável técnico inscrito no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) ou no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) que responda pelo CNPJ de sua empresa.

Elaborar contrato de prestação de serviço

Outra condição estabelecida pela Anatel é que os provedores tenham um contrato de prestação de serviço registrado no cartório ou por meio de certificação digital. Além disso, o contrato deve constar no termo de adesão e no site do provedor, ou seja, também é obrigatório possuir um site.

Formular o termo de adesão e de fidelidade

O termo de adesão deve conter os dados da empresa (endereço, telefone, site, e-mail, licença SCM), do cliente e do plano contratado. Se o provedor for fidelizar o cliente, é preciso que conste no termo de adesão um anexo com as especificações e condições do termo de fidelidade.

Lembre-se que, com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), é preciso garantir que os dados do assinante estejam armazenados em local seguro, pois, em caso de vazamento de informações, o provedor poderá sofrer sanções que variam de 2% do faturamento bruto até R$ 50 milhões por infração.

Enviar informações à Anatel

Os provedores de internet devem enviar mensalmente à Anatel uma série de informações, como número de clientes ativos, velocidade dos planos, meio de transmissão de dados (fibra óptica, rádio, etc.), dentre outros dados. Para saber mais sobre o envio, acesse o Manual do Sistema Coleta de Dados.

Cadastrar as estações do provedor

O provedor de internet também tem o compromisso de cadastrar todas as suas estações, sejam torres de transmissão, repetidor de sinal e outros equipamentos de telecomunicações. O cadastro é feito via Sistema Mosaico. Para saber como realizar esse procedimento, confira o Manual de Licenciamento de Estações da Anatel.

Emitir nota fiscal de telecomunicação

O provedor de internet tem o dever de emitir nota fiscal de telecomunicação, e não a nota fiscal de serviço. Além de descumprir com as exigências da Anatel, o provedor estará em desconformidade também com as receitas estadual e federal.

As notas fiscais devem seguir os modelos 21 ou 22, a depender do estado, e podem ser emitidas por meio de softwares específicos, como o Mk-Auth.

Atuar com equipamentos homologados

Para atuar na legalidade, é preciso que o provedor de internet trabalhe apenas com equipamentos homologados. Para verificar se o equipamento que querem vender para você é, de fato, homologado, consulte-o no site da Anatel.

Cumprir com as regras de atendimento ao cliente

O provedor é obrigado a fornecer suporte ao cliente, de segunda a sexta, das 8h até às 20h, gravar as ligações e armazená-las por três meses e disponibilizar um canal de atendimento 0800. 

Além disso, o provedor de internet deve se atentar às regras para tempo de atendimento, protocolo, bloqueio, suspensão e cancelamento.

Se você quiser diminuir a demanda por suporte, bloqueio, suspensão e cancelamento dos seus serviços, o time da Eletronet recomenda que você opte pelo link dedicado para provedor, que oferece maior estabilidade, velocidade e segurança à rede. 

Entre em contato e saiba mais sobre essa solução!

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais