SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Fluxo de caixa para provedores: organize as finanças

Mulher usando calculadora, analisando o fluxo de caixa para provedores.
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

O fluxo de caixa para provedores é algo essencial para manter em dia a saúde da empresa e para ter o controle sobre o presente e o futuro financeiro do negócio. Sem isso, as chances de o negócio sair do controle são grandes.

Portanto, entender sobre o fluxo de caixa, conhecer os tipos existentes e saber das vantagens que ele tem a oferecer são questões importantes para o seu provedor ter bons resultados.

Assim, acompanhe as informações que reunimos para você sobre o assunto e tenha a organização financeira do seu provedor nas suas mãos!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é o controle de tudo aquilo que é recebido e pago no provedor de internet. É por meio dele é que o gestor consegue acompanhar as finanças da empresa e ficar sempre atento à saúde econômica do negócio.

Porém, existe mais de um tipo de fluxo de caixa e cada um tem uma estratégia. Com isso, o provedor consegue utilizar aquele que mais atende às suas necessidades, conforme o momento.

Tipos de fluxo de caixa

Entre os principais tipos de fluxo de caixa, os mais importantes são:

  • Direto: registra as movimentações de entrada e saída pelos valores brutos, sem descontos. Essa é a modalidade mais comum e usada no cotidiano das empresas.
  • Indireto: considera o balanço patrimonial do provedor e costuma ser usado para conferir os recursos referentes a um período determinado.
  • Operacional: considerada o recorte somente das receitas e dos gastos que envolvem o funcionamento do negócio, ou seja, que são essenciais para a operação dos serviços;
  • Projetado: usado para fazer projeções dos gastos e receitas do provedor para um futuro próximo. Com isso, o gestor consegue fazer projeções para evitar surpresas.

Vantagens do fluxo de caixa para provedores

Assim como qualquer outra empresa, os provedores de internet precisam do fluxo de caixa. Afinal, ele oferece muitas vantagens à empresa.

Acompanhamento das finanças

Com o fluxo de caixa em dia, o provedor acompanha todos os custos e receitas e consegue ter um panorama sobre a realidade financeira da empresa.

Possibilidade de previsões

Outra grande vantagem é a possibilidade de prever o cenário econômico dos próximos meses. Com isso, o gestor consegue tomar decisões no presente para se precaver e evitar danos financeiros futuros.

Ao mesmo tempo, consegue tomar as melhores decisões em termos de investimentos e expansões, sempre tendo como base as projeções para não agir com irresponsabilidade e inconsequência.

Chance de negociação

Acompanhando a saúde financeira em tempo integral e com projeções, o provedor de internet consegue negociar com fornecedores quando perceber que a situação das finanças não está das melhores.

Porém, sem o fluxo de caixa, isso só seria percebido quando a situação já tivesse chegado a um extremo, tornando muito mais difícil qualquer chance de negociação.

Como deve ser aplicado?

Após entender o que é, como funciona e quais são as vantagens que o fluxo de caixa para provedores oferece, falta entender como aplicá-lo, na prática.

Nesse sentido, os provedores recebem a mensalidade dos clientes pela prestação dos serviços recorrentes. Sendo assim, todos esses recebimentos devem ser computados no fluxo de caixa diário.

Além disso, cada pagamento deve ser registrado, como pagamento de fornecedores, funcionários, despesas de manutenção e despesas fixas.

Fazendo esse controle diário, o provedor passa a ter mais organização nas finanças e, com verificações periódicas, consegue encontrar as estratégias certas para, por exemplo, baixar os custos e melhorar as inadimplências.

Portanto, o fluxo de caixa para provedores deve sempre estar em dia – e para isso existem sistemas que ajudam o gestor a fazer esse acompanhamento. Utilizar a tecnologia é a melhor escolha, pois manter apenas uma planilha de fluxo de caixa pode não ser suficiente e acabar dando margem para erros.

Já conhece os serviços da Eletronet? Conheça nosso link dedicado para provedores e saiba como ele pode ajudar seu negócio!

Leia também: O que é Device as a Service(Daas)

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais