SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Transporte de dados: caminhões na estrada digital!

Transporte de dados: caminhões na estrada digital!
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Pense na internet como uma rede de estradas que conecta bilhões de pessoas ao redor do mundo. Essa analogia é antiga, basta lembrar do WWW – sigla em inglês para rede global. Nela, trafegam pacotes de dados que são entregues como um correio virtual: e-mail, correio eletrônico.

Mas como é essa estrada na vida real? Ela pode ser um cabo coaxial, um link de satélite ou um cabo OPGW, que utiliza fibra óptica para a construção desta estrada de alta velocidade. No caso da Rede Eletronet temos uma estrada “asfaltada” com OPGW cruzando mais de 17 mil quilômetros, cobrindo 18 estados brasileiros.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o artigo!

O que é transporte de dados?

Seguindo nossa analogia, o transporte de dados é o processo de envio e recebimento de cargas, que, nesse caso, são informações que viajam entre dispositivos de origem e destino em uma rede de computadores.

Esse processo é fundamental para a comunicação e troca de informações na internet, permitindo que dados sejam transmitidos de forma segura e eficiente entre computadores e outros dispositivos conectados à rede.

Como é feito o percurso dos dados?

Conheça os caminhos por onde os dados trafegam:

Backbones

São a espinha dorsal das rotas de dados, conectando grandes distâncias. Voltando à nossa analogia, os backbones podem ser comparados às rodovias principais, enquanto os pontos de distribuição funcionam como vias locais. Quando um usuário envia um e-mail, os dados são enviados da rede local para o backbone, e do backbone para a rede local do destinatário.

Provedores de acesso

Conectam os usuários à internet, usando os backbones para distribuir o sinal aos clientes. Eles podem ser divididos em provedores de serviço e provedores de hospedagem, que oferecem diferentes serviços aos clientes.

Usuários finais

Apesar de serem chamados de usuários finais, a verdade é que os dados viajam constantemente em caminhos reversos, indo e voltando para diferentes destinos sem fim.

Tipos de protocolos da camada de transporte

Protocolos da camada de transporte são um conjunto de regras que governam a forma como os dados são transmitidos e recebidos entre dispositivos na internet. Eles são responsáveis por estabelecer, manter e finalizar as conexões de rede entre os hosts, além de garantir que os dados sejam entregues de forma eficiente e confiável. 

Os protocolos mais comuns da camada de transporte são o TCP (Transmission Control Protocol) e o UDP (User Datagram Protocol).

  • TCP: protocolo orientado à conexão que estabelece uma conexão confiável entre os dispositivos que estão se comunicando. Ele divide os dados em segmentos e os reorganiza em ordem na chegada, garantindo que os dados sejam entregues sem erros ou perdas. O TCP é usado para transferência de dados sensíveis, como transações financeiras, e-mails e páginas da web.
  • UDP: protocolo sem conexão que envia os dados em datagramas sem a necessidade de estabelecer uma conexão prévia. Ele é mais rápido que o TCP, pois não há a necessidade de verificar erros ou retransmitir dados perdidos. O UDP é usado para transferência de dados menos sensíveis, como transmissão de vídeo, voz e jogos online.

Existem outros protocolos de transporte, como o SCTP (Stream Control Transmission Protocol), que é utilizado para transferência de dados em tempo real, e o DCCP (Datagram Congestion Control Protocol), que é usado para aplicações que exigem controle de congestionamento de rede.

Conheça o serviço de transporte de dados da Eletronet

A Eletronet transporta dados, levando conectividade aos ISPs, onde outros serviços não chegam. Nossos “caminhões” trafegam em alta velocidade, com até 100Gbps, recolhendo pacotes de 18 Pontos de Troca de Tráfego (PTTs). Os PTTs seriam como portos, onde “navios” chegam por cabos submarinos e outras conexões.

O Transporte de Dados é primordial para a inclusão digital. Sem estrada, as cidades ficariam isoladas da informação e as pessoas de Gurupi (TO), Igaporã (Ba), Saltinho (SP), Xanxerê (SC) e outros 162 POPs não teriam acesso à internet.

A rede da Eletronet é um Backbone construído com cabos ópticos em tecnologia OPGW, instalados nas torres das linhas de transmissão de energia elétrica em alta voltagem. É um sistema extremamente seguro para transmissão de dados em longa distância. Tudo isso, porque a responsabilidade é enorme: garantir conhecimento, conectividade e inclusão para todos os conectados na rede Eletronet.

Conheça mais sobre nossos serviços de Transporte de Dados que podem ser com Circuitos Dedicados Metro Ethernet (500 Mbps a 10 Gbps), Circuitos Lambdas (10 Gbps a 100 Gbps), além de Conexão ao PTT. Entre em contato conosco!

Confira também: As diferenças entre os protocolos TCP e UDP

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais